quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O PREGADOR MODERNO: A ORAÇÃO DO PAI NOSSO


Pai nosso, que estais nos templos, santificado seja os teus dízimos e ofertas; seja feita conforme a nossa profecia; assim no decreto como na recebedoria. Dá-nos cada dia o transbordar dos nossos celeiros; e perdoa os nossos pecados conforme os tesouros dado à casa e não deixeis o diabo dançar em derredor pois já caiu por terra. 

Amém??


Alexandre Trajano de Lima



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


O MAR, UM BARCO E UM TIGRE

Nossa vida é um grande mistério. As vezes nos encontramos em total paz, conforto, criando e inventando sonhos para se realizar, mas de repente uma tempestade afunda o nosso barco e vamos parar no meio do mar cheio de tubarões, em cima de um barquinho e ainda mais com um tigre querendo te devorar. No mar calmo da vida encontramos a paz, o som das águas, o vento soprando em nossos rostos. O sonho de muitos é encontrar esta paz, em um mundo cheio de maldades e incertezas, a paz e a felicidade que fazem criar novos mundos a explorar, ou, o mesmo mundo a se viver. A esperança de se salvar, a esperança de se viver, o medo que muitas vezes nos paralisa, molda o nosso caráter dia após dia. Nas tempestades da vida, nos encontramos sozinhos, a mercê do tempo e das consequências, mas o mundo é mundo, cheio de pessoas com seus naufrágios e medos do que há por vir. Uns navegam em águas calmas e outras pessoas navegam em águas turbulentas, uns que com sete paus fazem a sua canoa e outros que com muitos pesos fazem os seus navios afundarem.

...Quem é este que até os ventos e a água manda, e lhe obedecem? Lucas 8: 25

Alexandre Trajano de Lima

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


PREGADOR MODERNO: NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO (Lucas 13:2-5)

E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

Diante de tragédias assim, a mídia fará toda a sua dramatização, a briga por ibopes. Os fanáticos religiosos e os seus dedos acusadores punindo e dizendo que é castigo divino, os místicos e videntes farão lendas e encontrarão indícios em todos os lugares sobre a tragédia. Diante de tal horror, abaixo a minha cabeça e tento pensar na dor que as pessoas possam estar sentindo. Me revoltar contra Deus? quem seria eu para tal ato de rebeldia, mas como disse Jesus Cristo, se eu não me arrepender dos meus erros de modo igual eu também sofrerei.


sábado, 26 de janeiro de 2013

SE QUERES, BEM PODES LIMPAR-ME (MARCOS 40-45)

O que era um leproso senão um marginalizado, um excluído do convívio da sociedade. Um que não tinha esperança na vida, que não tinha nem mais uma vida. Vivendo se arrastando pela terra, com dores e agonia, alguém que pedia que a morte chegasse logo. Para alguém com lepra, a cura seria receber a saúde, a própria vida de volta, a esperança de ter uma vida melhor, poder ganhar a vida com o seu suor. Bem ali naquele lugar, sem rodeios, sem rituais, sem campanhas de libertação, aquele homem fez o que ninguém pode colocar dentro de você, ele teve fé. Ele viu o que os outros não viram, ele precisava mais do que ninguém, aquele homem O conheceu, não era tudo ou nada, não era nada a perder, era fé. Jesus Cristo rejeitaria uma atitude assim? Não o faria, pelo contrário o filho de Deus teve grande compaixão. O que você quer e o que você precisa é a sua própria vida de volta. Ao prostrar-se você estará aceitando as suas limitações. Quando você olhar para Cristo e dizer: “se queres, bem podes me curar” e Jesus Cristo dirá: SIM EU QUERO, SÊ LIMPO.

Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 22 de janeiro de 2013


PREPARAS ME UMA MESA NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS (SALMO 23: 5)

O salmo 23 é uma das passagens mais famosas da Bíblia, todos a leem e é motivo para viver a vida, com mais fé e esperança. Mas neste versículo cita no título, no qual passa desapercebido, notei-o mais presente em minha vida. Faço a pergunta: Quem não tem inimigos? Mesmo que você não faça nada, mesmo que você ria todos os dias, mesmo que você seja feliz, sempre tem alguém que odeia a sua felicidade, o seu jeito. Julguei muitas vezes as pessoas, e rotulava pela "cara". O que acontecia depois? De repente eu caia numa "mesa" com essas pessoas. Creio que a fé, e a vivência em Deus, são feitas no dia dia e não debaixo de templos. É na presença dos inimigos que exercemos a nossa cristandade, é no meio do perigo, de pessoas que querem seu mal, ou que você julga assim, que vai ser mostrado o seu caráter. Deus nos coloca em situações para "espremer o caldo" da nossa personalidade, para colocar para fora o que há dentro de nós.

...Amai os vossos inimigos, bendizei aos que vos odeiam... Mateus 5: 44


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


A LEBRE E A TARTARUGA

Todos conhecem a fábula da lebre e da tartaruga, não sendo necessário contá-la. Só que ao invés de contá-la com animaizinhos, deveriam contá-las com alguns seres humanos. Alguns tem um pouco da lebre e outros tem um pouco da tartaruga. Há muitas pessoas que como a lebre, querem serem mais velozes, passando uma por cima das outras, avançando mais, começam a caçoar das pessoas mais lentas, chegam a um patamar onde se acham melhores. As pessoas tartarugas chegam mais devagar no objetivo, mas pela lentidão, conseguem agir com mais calma e chegar onde se quer. Na Bíblia, não encontramos muito o verbo APRESSE-SE, mas sim CONFIA, ESPERA, DESCANSA, DELEITA-TE. Tudo age conforme no tempo de Deus e tudo tem o seu propósito no plano Dele. Comece de novo e não pare, continue correndo mesmo nos passos de tartaruga, deixem os outros zombarem de ti, mas nunca perca a fé em Deus. Eu também já fui lebre, mas agora sou tartaruga.


domingo, 20 de janeiro de 2013

PREGADOR MODERNO: AS BEM AVENTURANÇAS


  • Bem aventurados os exaltados de espirito, pois são pentecostais.
  • Bem aventurados os que pelejam uns contra os outros, pois os covardes não herdarão o Reino de Deus.
  • Bem aventurados os que tem fome e sede de prosperidade, porque serão fartos.
  • Bem aventurados os que julgam, pois tem a lei e autoridade para tal.
  • Bem aventurados os que não choram, pois a depressão e tristeza são do diabo.
  • Bem aventurados os que não sofrem perseguição por não lerem a Bíblia, pois a letra mata.
Vós sois o sal do templo e luz dos púlpitos. Se o sal se tornar insípido quem salgará os azulejos e se a luz se apagar quem gritará no microfone?


BASTA A CADA DIA O SEU MAL (MATEUS 6:34)

Nem todas as pessoas passam por dias felizes. Preocupações: dívidas, filhos, trabalho, doenças, enfim muitas outras coisas que nos tiram o sono. Em algumas curas e milagres descritos na Bíblia, Jesus Cristo disse: "tua fé te salvou". Creio que a nossa fé é para a salvação, o livramento da segunda morte. E creio que por meio da fé Deus socorre os aflitos de espirito. Aprendi que devemos nos preocupar com os problemas que podem ser resolvidos hoje, dentro dos nossos limites. Se preocupando com os de amanha, nem resolveremos os de hoje e nem os de amanha. Deus socorre os Seus dentro do Seu tempo e propósito. Porque os dias virão e deixemos cada dia levar o seu próprio mal.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lucas 10:30-37 PARÁBOLAS MODERNAS

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Messejana para São Miguel, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo católico; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um evangélico, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um umbandista, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua carroça, levou-o para um posto de saúde, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao enfermeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares (remédios) eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 15 de janeiro de 2013


COM DEUS NÃO SE BRINCA

Partindo da posição humana a respeito da justiça e vingança é quase tudo ao fio da espada, é olho por olho e dente por dente. Uma pedra recebida é uma pedrada devolvida.  O ser humano sempre tem essa necessidade de criar os seus “deuses” e padronizam as atitudes divinas. Com Deus não se brinca, claro, a fé em Deus também é um respeito que temos para com Ele. Quando à vingança de Deus sobre a ignorância humana, quero citar textos bíblicos:
Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia...(Êxodo 33: 19).
Quem me vê a mim vê ao Pai... (João 14: 09).
Não sabeis de que espírito sois... (Lucas 9: 55-56).
A mim me pertencem a vingança... (Romanos 12:9)
Observar o caráter e atitudes de Jesus Cristo é observar o próprio Deus. E quanto ao dar o outro lado da face? E quanto à mansidão? A justiça e vingança provem de Deus, mas ver nas calamidades e desastres um dedo de Deus agindo para “punir” os pecadores, de certa forma é um pensamento humano sobre o pouco que ele entende sobre Deus e as escrituras. Deus age no seu tempo, e muito das destruições dos homens partem de suas próprias escolhas e acabam por levarem inocentes juntos. O ser humano ainda não conhece a paciência e misericórdia de Deus que espera que o mundo se volte totalmente para Ele, mas o ser humano ainda insiste em se voltar para ele mesmo.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RENOVE SUA CONQUISTA

Servi no quartel por 4 anos e lá um soldado no posto de serviço não podia ser relaxado. Pego dormindo no posto de serviço era cadeia, além de que relaxamento, baixa da guarda, desatenção era caso de vida ou morte para o próprio soldado. Quando baixamos a nossa guarda estamos dando uma brecha para o inimigo agir, estamos mostrando a nossa fraqueza. O grande soldado é sempre vigilante e é isto que eu chamo a atenção de vocês. Como é mágico quando os casais se conhecem pela primeira vez, onde existem todo aquele jogo de conquista, um jogo de sedução para conquistar a pessoa amada. São grandes alegrias, riem de tudo, de até uma folha que cai. Aprendi que são nos pequenos detalhes que geram as grandes mudanças, não é no que você tem, mas é no que você é. Por isso aos casais nunca deixem de ser vigilantes no relacionamento, vivam nos pequenos momentos, riam das pequenas coisas, esqueçam-se dos problemas, renovem o seu amor a cada dia, conquiste todos os dias, seja feliz todos os dias, a duração de um relacionamento está nos dois, nos pequenos momentos encontramos também a felicidade. Conquiste, redescubra, monte o seu posto de serviço no amor, e seja um sentinela sempre vigilante, pois o amor também é a nossa grande pátria.

Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


O EU QUE VOCÊ NÃO VÊ

O EU que você não sabe, o EU que se esconde, que se tateia, mas se torna intateável.
O EU de dentro, que sofre, que é frágil, que chora, que quer e que volta.
O EU do impossível, do sentir, do precisar, do ansear, do atrativo, do repreensivo.
O EU chato, eu simpático, o EU da vida, o EU da morte.

Eu sou feito de vários "EUs" e esses vários "EUS" sou EU, pois me veja como EU SOU, não o que EU não SOU.
Não SOU você e nem você SOU EU, mas todos somos um pouco destes "EUS", definindo as variações o momento torna-se mais compreensível, mas o todo torna-se complexo. O EU que você não vê, esse é o que SOU. Quando eu falho no que eu devo SER, isso me mostra quem realmente EU SOU e mostra o que Deus realmente é. Só não SOU o que não quero SER, pois o que quero SER está ainda muito longe do que SOU, pois EU SOU IMPERFEITO.

domingo, 6 de janeiro de 2013

O CORAÇÃO DE UMA MULHER

Há homens que se fazem de tolos para poderem conquistar o coração de uma mulher e há outros que se fazem de sábios para conquistarem o coração de uma mulher. Tornando-se sábios, comportam-se como tolos, sendo tolos, tornam-se sábios aos seus próprios olhos. Os caminhos para o coração de uma mulher são percorridos por homens de verdade? Alguns não o são. A frase diz: “O que os olhos não veem, o coração sente”. Porém acrescento: “O que os olhos veem, ao coração engana e o que os olhos não veem o coração fantasia”. O caminho para o coração de uma mulher não é feito por “tornar-se”, mas é feito pelo “ser”, pois o homem de coração sincero produz atitudes sinceras. A sinceridade é fruto da sabedoria, amar não é ser tolo, é ser vivo, é ter o que Deus criou para nós. Mesmo que você não consiga encontrar esse caminho, não desista, pois os caminhos estão por ai, mas são poucos os que querem percorre-los.



MARKETING PIRÂMIDE DENTRO DAS IGREJAS

O Homem sempre gostou de ser o centro das atenções, sempre gostou de ser o centro de tudo. Os homens sempre maquinam coisas para satisfazerem a si próprios. No pouco, muito pouco que eu leio a Bíblia, pude constatar uma qualidade que Deus procura em seus filhos: a sinceridade do coração. Tudo que nós iremos fazer, devemos fazer com sinceridade e certeza no coração, no mais amplo, com amor. Imagine seu filho (a), como você desejou ter, como você planejou e sentiu dentro de seu coração. Você cria seu filho por obrigação ou por amor? Você não cuida dele, faz carinho quando tem que fazer, educa quando tem que educar, ama como sempre deve amar? Então faça isso no que você faz. Dentro da Igreja, grupos de oração, no mais tudo dentro de sua caminhada cristã. Cuide daqueles que estão em seu “poder” como filhos que você teve, com amor e singeleza de coração. Deixemos esse orgulho de lado, esse marketing pirâmide, onde eu cresço quando mais pessoas entram no meu grupo, onde eu necessito chamar mais, para poder crescer mais. Sejamos honestos com Deus, conosco e para com o próximo. Eu não preciso crescer para que os outros cresçam, pelo contrário que os outros cresçam e eu diminua. O filho de Deus se fez o mais miserável de todos os homens para que nós todos pudéssemos se achar grandes perante Deus. E isto não é marketing é vida, é a palavra da vida, o próprio Senhor Jesus Cristo.



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

EVANGELHO NÃO É RECEITA MÉDICA

Conversando com uma amiga, acho que é amiga, no facebook , em um dado momento da conversa eu disse uma brincadeira, não pesada, uma até boba, disse para ela que eu achava que ela estivesse fundando a sua própria Igreja, pois ela mesmo disse que não estava frequentando muito a que ela estava. E eu disse: estou brincando! De repente começou a soltar os "cachorros" em mim, que eu deveria pensar melhor no que falava e para quem falava. Me mandou ler Mateus 7 para edificar a minha fé e tudo mais. Logo no início de Mateus 7, fala sobre julgar e ser julgado. Ora ela também não estaria me julgando? Mostrou as armas quando nem me deixou explicar do que eu estava falando? Jesus Cristo não ensinou a julgar segundo as atitudes? E ainda me disse que o homem sábio estuda e pratica a palavra. Só for questão de "jogar" versículos bíblicos na cara do outro, eu também teria o direito de jogar. Falei para ela que eu lia todos os dias um Evangelho e não só um capítulo ou versículo, que eu lia a bíblia por prazer que eu tenho e não porque alguém manda eu fazer. E depois de ler, peço à Deus sabedoria, compaixão e amor ao próximo para poder me portar como verdadeiro cristão, e não como acusador. Não quero viver apontando o dedo e mostrando uma passagem bíblica para fuzilar a criatura. Gente como essas se comportam como fariseus e escribas, que como Jesus Cristo disse, colocam fardos pesados nas pessoas que nem elas mesmo tocam nesses fardos. Esquecem da parábola do semeador, que a semente cai em vários terrenos. Jogar versículo na cara, não muda a vida de ninguém, pois para que uma mensagem tenha êxito, ela ainda vai passar pelos costumes que a pessoa aprendeu ao longo de sua vida, vai passar pela percepção que ela tem do mundo e a influência que ela percebe de Deus no mundo, e resumidamente o seu caráter vai influenciar o recebimento da mensagem. Jesus Cristo não só falava, mais também agia. Jesus Cristo e seus discípulos não andavam com as escrituras debaixo do braço apontando o dedo na cara dos outros, ou mostrado passagens nas escrituras mandando o camarada ler para aumentar a fé dele. Jesus Cristo pregava o Reino de Deus, a salvação e a vida eterna. As pessoas se esquecem da parábola do bom Samaritano, do mordomo infiel, do sermão do Monte, enfim de muitas outras coisas que estão escritas na bíblia. A bíblia contém a palavra de Deus e ela aponta para Jesus Cristo, as palavras de Jesus Cristo são espirito e vida, mas como Ele disse também, é espada que corta. A palavra de Deus não é receita médica para momento, para uma cura imediata, é palavra para a toda vida, para a vida eterna. Compreendo a atitude dessa garota ao querer me "evangelizar", mas como sempre digo entre bíblia e religião, fico com a bíblia, entre bíblia e Igreja, eu fico com a bíblia, entre bíblia e certo tipo de irmãos, eu ainda fico com a bíblia. Lembro-me de Jesus Cristo ter falado sobre religiosos da sua época que auto se proclamavam sabedores das escrituras, que falavam, falavam e falavam, mais não faziam, hipócritas por dentro, malfeitores por natureza. Mas a árvore se conhece pelos frutos. O Apóstolo Paulo escreveu: Se alguém cuida ser de Cristo, cuidado que também eu sou. Ainda não bato a mão no peito por ser quem sou ou o que sei, porque sou um pecador tentando pregar o Evangelho. Apontar o dedo? Longe de mim, a bíblia já aponta muito dos meus pecados, se quero apontar para alguém que seja o amor, a proximidade e a compreensão em ajudar os fracos na fé. Tem muita gente orgulhosa por ai se achando super cristão, enciclopédia bíblica ambulante. E para finalizar cito Paulo de novo: Quem estiver de pé cuidado para que não caia.

Alexandre Trajano de Lima