segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MARIONETES

Não seria horrível se víssemos cordas presas às pessoas controlando o movimento dos seus membros? Se víssemos um mundo maligno que controla as pessoas e as suas ações sem elas perceberem? Seja uma roupa provocante que leva os outros a cobiçarem com os olhos, seja uma palavra para denegrir a imagem do outro, seja o adultério, seja um negócio para ganhar dinheiro de forma ilícita, seja cair nas mãos de vários, entregando o corpo, mas não sendo de ninguém. Mas se o mundo é assim, quem deixou que estas cordas se prendessem às pessoas? Quem foi o responsável por se deixar ser fisgado por elas? Nós controlamos os nossos desejos ou os nossos desejos nos controlam? 

Quem controla quem?

Alexandre Trajano de Lima



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

QUAL É O SEU VALOR?

Às vezes nos pegamos brincando: “Fulano de tal não vale uma cibalena”, “Sicrano não vale o que o gato...”, e por ai vai. Às vezes nos pegamos questionando o nosso próprio valor: “Eu não sou nada, não sou ninguém, não tenho nada, não tenho ninguém (!)”. Fixamo-nos naquilo que não temos e desvalorizamo-nos e somos desvalorizados. Digamos que um dia você pergunte ao Criador o quanto você vale nesta vida e Ele te responderá:

O SACRIFÍCIO ETERNO DO MEU FILHO NA CRUZ. ONDE EXISTE AMOR E NÃO HÁ VALOR NO MUNDO QUE PAGUE POR ESTE SACRIFÍCIO.

E ai, quer mais? Já sabe o seu valor? Quer parcelar em quantas vezes?

Alexandre Trajano de Lima



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DES + ÂNIMO

Entusiasmo em sentido original significa: ter Deus dentro de si. O desânimo atinge todos, em todas as fases da vida. Talvez não exista um ser humano que não tenha passado pelo desânimo. Todos nós estamos sujeitos nas fases da vida a enfrentar esta tão paralisante sensação. O desânimo é uma porta de entrada para um deserto. Quando você se sentar na cadeira de um psicólogo você verá que ele não irá resolver os problemas que estão lá fora mas irá trabalhar os que estão dentro de você. Você verá que a vida, como em um quebra-cabeça, demorará tempo para as peças se encaixarem, e algumas delas nunca se encaixarão, dependendo da sua perspectiva. Você verá que você, como em um quebra-cabeça, encaixará as peças que faltam em você diante dos desânimos da vida. A vida não é um desânimo, é um dom. Desânimo maior é não amar a si próprio e desânimo ainda maior é deixar Deus bem longe de você.

Alexandre Trajano de Lima


sábado, 21 de setembro de 2013

MY FRIEND

É interessante como a língua Inglesa define a palavra namorado (a), boyfriend e girlfriend. Esta palavra é a junção de boy + friend e Girl + friend, que traduzindo ficaria algo como “garoto amigo” e “garota amiga”. Na verdade é isso mesmo, um namoro deve ser uma relação de amizade entre duas pessoas. Não é tomar o outro para si mesmo, mas tomar a amizade para ambos. O que define uma boa amizade é um convívio conquistado no dia a dia. Uma boa aliança feita não para tomar, mas para acrescentar e dividir. Mesmo os dois separados se tornam também amigos, se falam e se respeitam, sempre torcendo e querendo o bem um do outro. No mais, o bem mais precioso que alguém pode dar ao outro é a sua oração, e no plano físico, o bem mais precioso é a amizade. A compreensão das fases da vida de cada um também denota uma grande amizade, e o melhor de tudo, termos o coração repleto de amor para receber o outro sempre de braços abertos.

Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PARADA DE VIDA

Tantas pessoas passam, tantas pessoas sentam e tantas pessoas vão. Há um horário de espera, cada um esperando aquele que irá leva-lo para o seu próprio destino. Sentados esperamos a nossa partida, partindo esperamos a nossa parada. Se ficar desatento pode acabar perdendo sua hora, se ficar atento demais pode acabar se preocupando demais. Sentados esperamos aquele que virá, com o nome em sua testa, gravado nitidamente o nosso destino. Lembremos que muitos outros também serão transportados para o mesmo fim. Uns descem e outros sobem. Uns chegam e outros irão. Passamos parte de nossas vidas esperando, correndo atrás dele, seja em pé, seja sentado. Na verdade o que mais queremos é que chegue logo e saiamos da parada, saiamos de perto daqueles que também esperam. E todos os dias nos sentamos na mesma parada esperando a mesma coisa, os nossos sonhos realizados.

Alexandre Trajano de Lima




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MOVIMENTO RETILÍNEO

Hoje em dia as coisas andam rápidas demais. Einstein explicou que um corpo não pode viajar na velocidade da luz e voltar ao seu estado normal. No mundo em que vivemos a decisão que temos é apertar mais o acelerador e correr mais. Se não andarmos mais rápido alguém nos ultrapassará. Se não formos mais rápidos ficaremos comendo poeira na estrada. O pensamento é muito rápido, mas a concretização daquilo que queremos não. Muitos sabem que andar depressa demais produz uma energia que não temos condições de controlar, um pequeno erro e tudo irão pelos ares. Não queremos dar o volante de nossas vidas para aquele que tem condições de guia-la, de quem a velocidade e as estradas corretas para se percorrer. Engraçado, o planeta terra demora um dia para girar em seu próprio eixo e um ano para girar em torno do sol. Mudando de assunto, O Filho de Deus, foi chamado a sua missão quando tinha 30 anos de idade. E você, quer apertar mais ainda o acelerador?

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO (Saulo a caminho de Damasco)


Quando passamos por um terreno cheio de matos, de plantas rudimentares, podemos perceber que há um caminho imprimido na terra, uma trilha onde temos uma noção que há um local habitado por pessoas, onde nós possamos nos encontrar. Percebemos que muitos desses caminhos não são feitos por máquinas ou ferramentas manuais de agricultura, mas simplesmente de pés humanos que pressionam o mato, comprimindo-o no solo, deixando apenas a areia em exposição. Isso acontece porque as pessoas concordam em andarem por aquele mesmo caminho, pela quantidade de pés que por ali passam, deixam rastros de localização para as outras pessoas passarem. Essas pessoas sem lei, concordam mentalmente em continuar andando por onde outros começaram.

Há pessoas que buscam os seus próprios caminhos. Há pessoas que acham os seus caminhos, mas por causa dos atalhos da vida, se perdem em seus próprios caminhos. Há pessoas que atrapalham o caminho das outras, perdendo-se e fazendo as outras se perderem. Há pessoas que não querem caminho nenhum, sem direção, sem trilha, sem fé, restando apenas o caminho do mal.

Talvez muitos do que aqui começaram, não continuem pela mesma trilha, pelo mesmo rastro.  Pelo caminho que aqui se inicia, como em uma bifurcação, você encontre o seu caminho de vida. Que deste caminho, você possa levar outros a encontrarem o caminho da verdade e da vida. Se você encontrou este caminho, que você possa arrastar multidões e imprimir em seus corações trilhas que os levem a vida eterna, que você possa imprimir rastros de amor e de paz, esculpidos, formados pela gravidade do poder de Deus.

Que os nossos passos produzam caminhos de paz, de harmonia e amor entre irmãos, passos que levem os outros para o caminho de Jesus Cristo, para o caminho da vida ao Seu lado. Que nós tenhamos nas mãos placas de orientação, para avisarmos os perdidos, iluminando os seus passos a andarem no caminho da verdade. Que nós não nos percamos da caminhada e nem deixemos os outros se perderem. Sem direção para onde nós iremos? Sem uma cruz fincada na terra, para onde nós seguiremos? A cruz mais do que um símbolo de miséria e sacrifício, é um alvo onde nós devemos mirar, um ponto onde todos nós devemos nos encontrar. Talvez Deus, deixou na terra este ponto de localização, para que os seus filhos possam encontrá-lo. O que carregou a cruz até a morte deixou seus passos, para que nós também, com nossos próprios passos, possamos segui-lo em observância, obediência e amor. A vida segue e nós seguimos com a vida, porque meus caros irmãos, o caminho se faz caminhando.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A PORTA

Talvez o que torna a mim diferente deles, o que separa seja apenas uma porta. Uns enlouqueceram por causa da vida, não restando nada, apenas um olhar vazio que não vê mais a vida. Sou louco também, pois os desejos da vida me torna amante... dos meus próprios desejos. Sou louco por achar que a felicidade mora bem ali ou está escondida dentro dos projetos realizados. Sou louco por achar que fazendo um mapa de conquistas da vida, irei traçar o rosto de felicidade sorrindo para mim dizendo: Parabéns você é o cara! Fracassos. O que me separa deles é que estou do lado de fora e eles do lado de dentro. Ou será apenas questão de perspectiva? Loucos somos nós, por recebermos a sanidade da vida, o conhecimento da vida, o amor e a misericórdia, mas acabamos sugando tudo para dentro de nós e vivemos para nós mesmos. O que pode acabar acontecendo é criarmos um buraco negro que acaba sugando tudo para dentro de nós, o buraco negro do egoísmo. Somos peças fundamentais de uma máquina que ajuda o próximo, o amor de Deus.

Alexandre Trajano de Lima


domingo, 8 de setembro de 2013

SE SENTINDO FEIO (A)?

Não queira exatamente o que o mundo quer. O mundo inverteu os valores; o feio se tornou bonito e o bonito se tornou feio. Quantas pessoas achamos belas por fora e quando nos aproximamos são feias por dentro. Quem faz da sua vida uma exposição de artes, entre o quadro mais belo e o mais feio, e, acaba se achando que foi mal desenhado por Deus, pode acabar apagando as linhas do impossível, um rascunho que ainda não foi concluído. O que há de mais belo na vida são pessoas que ajudam os outros a não cometerem os mesmo erros que elas cometeram. Pessoas belas são aquelas que de suas vidas, fazem-se pontes, para que os outros se tornem tão belos que nem Deus resiste ao brilho do seu amor. A beleza não está na forma e nem no contorno do rosto, está, sim, na alegria do sorriso e na vida que você transmite para todos em sua volta. Não seja feio de caráter, mas belo de alegria. Não tenha uma história de príncipe em um castelo encantado, mas tenha uma história real de lutas, conquistas, quedas e superação.


sábado, 7 de setembro de 2013

CHUVA...

Chuva porque levastes o que de mais belo havia? 
Você transformou minha vida e fez florescer o jardim do meu coração;
O que eu mais queria era ver as nuvens carregadas, mas tu caístes quando eu não a esperava;
Tu me levastes ao tempo de criança quando me banhava nas poças sem me preocupar;
No teu tempo tu me provocaste o frio querendo me acalentar;
Tu banhastes as minhas roupas fazendo com que eu trocasse as velhas pelas novas;

Chuva minha, tu passastes pela minha vida, devolveu o que de mais belo havia em meu interior, a esperança de sempre te esperar, porque tua existência faz da minha ser comparada a uma árvore que precisa ser regado pela chuva do amor.

Alexandre Trajano de Lima




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO (Saulo a caminho de Damasco)






     Quando passamos por um terreno cheio de matos, de plantas rudimentares, podemos perceber que há um caminho imprimido na terra, uma trilha onde temos uma noção que há um local habitado por pessoas, onde nós possamos nos encontrar. Percebemos que muitos desses caminhos não são feitos por máquinas ou ferramentas manuais de agricultura, mas simplesmente de pés humanos que pressionam o mato, comprimindo-o no solo, deixando apenas a areia em exposição. Isso acontece porque as pessoas concordam em andarem por aquele mesmo caminho, pela quantidade de pés que por ali passam, deixam rastros de localização para as outras pessoas passarem. Essas pessoas sem lei, concordam mentalmente em continuar andando por onde outros começaram.

     Há pessoas que buscam os seus próprios caminhos. Há pessoas que acham os seus caminhos, mas por causa dos atalhos da vida, se perdem em seus próprios caminhos. Há pessoas que atrapalham o caminho das outras, perdendo-se e fazendo as outras se perderem. Há pessoas que não querem caminho nenhum, sem direção, sem trilha, sem fé, restando apenas o caminho do mal.
Talvez muitos do que aqui começaram, não continuem pela mesma trilha, pelo mesmo rastro.  Pelo caminho que aqui se inicia, como em uma bifurcação, você encontre o seu caminho de vida. Que deste caminho, você possa levar outros a encontrarem o caminho da verdade e da vida. Se você encontrou este caminho, que você possa arrastar multidões e imprimir em seus corações trilhas que os levem a vida eterna, que você possa imprimir rastros de amor e de paz, esculpidos, formados pela gravidade do poder de Deus.

     Que os nossos passos produzam caminhos de paz, de harmonia e amor entre irmãos, passos que levem os outros para o caminho de Jesus Cristo, para o caminho da vida ao Seu lado. Que nós tenhamos nas mãos placas de orientação, para avisarmos os perdidos, iluminando os seus passos a andarem no caminho da verdade. Que nós não nos percamos da caminhada e nem deixemos os outros se perderem. Sem direção para onde nós iremos? Sem uma cruz fincada na terra, para onde nós seguiremos? A cruz mais do que um símbolo de miséria e sacrifício, é um alvo onde nós devemos mirar, um ponto onde todos nós devemos nos encontrar. Talvez Deus, deixou na terra este ponto de localização, para que os seus filhos possam encontrá-lo. O que carregou a cruz até a morte deixou seus passos, para que nós também, com nossos próprios passos, possamos segui-lo em observância, obediência e amor. A vida segue e nós seguimos com a vida, porque meus caros irmãos, o caminho se faz caminhando.


Alexandre Trajano de Lima 02/09/13