quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pequeno conto chinês Quem seria a escolhida?


Conta-se que por volta do ano 250 A.C, na China antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador mas, de acordo com a lei, deveria se casar. Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula: 
- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça; eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. 
E a filha respondeu: 
- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.
À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, inicialmente, o príncipe anunciou o desafio: 
- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos, etc... 
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. 
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação, a moça comunicou à mãe que, independentemente das circunstâncias, retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. 
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.


O AMOR NÃO ENGANA, O AMOR É SINCERO.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

UMA CHAMADA PERDIDA

Estamos ocupados demais correndo atrás de sonhos. O nosso toque não precisa mais de sentimento. Tudo se controla através do toque, se não há toque, então não há funcionalidade. Estamos ocupados demais para atender. Melhor ouvir uma voz que agrada, do que uma voz que exorta. Melhor atendermos os nossos prazeres e rejeitarmos as lágrimas, não há mais tempo para as lágrimas. Todos os dias Deus liga para nós, nós o rejeitamos, não retornamos a sua chamada, não nos interessamos. Perdermos uma bela chamada, mas aceitamos um convite do mal.

(Jesus) - Quando você irá me atender?


Alexandre Trajano de Lima


PREGUE O EVANGELHO COM A VIDA

“Pregue o Evangelho! Mas também seja um amigo(a), faça uma amizade sincera. Visita a realidade de uma pessoa, estenda a mão e cumprimente, seja compassivo, dê um sorriso sincero, seja próximo de alguém. Assim todos enxergarão, mais cedo ou mais tarde, que você é um Evangelho vivo.”

Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DEUS E ALGUÉM

Se um dia você tiver que escolher entre Deus e alguém, e este alguém ameaçar lhe deixar, não tenha medo de escolher Deus. Como li certa vez, a pessoa errada nunca lhe dará o devido valor, e a pessoa certa verá em você todo o valor que tem, pois em você Deus habita. Não tenha medo de caminhar sozinho(a) para Deus. Tenha medo de caminhar acompanhado(a) com o maligno para lugar nenhum. A pessoa certa para você ficará em todos os momentos da sua vida, e, se ela for embora um dia, deixará Deus em teu coração. Somente Deus é a melhor escolha – tudo passa mas Deus permanece. Você não está só, nós nunca estamos sós. Somos diferentes, mas no final, algum dia, todos nós nos encontraremos e você me dirá como foi todo o caminho que percorreu.

Alexandre Trajano Lima


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS

O mundo todo torna-se pequeno quando Deus tem o propósito para duas pessoas se encontrarem.
- Sabe o que marca mais?
- Não.
- Um momento simples, um olhar sincero.
- Sabe o que mais falta nas pessoas?
- Não.
- Amor. Elas não sabem lutar por amor. As pessoas se preocupam muito com o desnecessário. Momentos simples, sinceros, alegres e com amor, nos tornam grandiosos.
- Você sabe o que é o amor?
- Não.
- É quando recebemos amor, quando não merecemos amor.
- Você sabe o que tem que fazer agora?
- Não.

- Você precisa levantar-se daí e aprender a se conhecer melhor, precisa olhar mais para dentro de si, falar mais de si para si mesmo. O mundo é pequeno para um encontro com Deus, mas o encontro de dois mundos, acaba tomando do outro o que o outro tem de mais valor.

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ISSO ME BASTA

Senhor, será que a Tua Graça me basta? Olha que foram um mar de erros. Tudo passou, tudo passa, parece que foi tudo um sonho. Realmente eu sabia que as minhas escolhas, os meus sonhos, iriam dar em ruas sem saídas, meus sonhos iriam dar e um emaranhado de caminhos que se tornariam um labirinto. Eu cheguei até o Senhor com os meus sonhos em minhas mãos, nenhum foi aprovado, quando os perdi, me senti triste, mas ao mesmo tempo me senti mais livre para sonhar. A Tua Graça me basta, eu não tenho o direito de julgar a ninguém, julgo a mim mesmo. Sonhar faz parte da vida, mas a vida, será sempre um teste para aqueles que podem sonhar.

Alexandre Trajano de Lima


domingo, 19 de outubro de 2014

SIMPLES

Claro! A humildade está oculta aos olhos mais arrogantes. A simplicidade é vista pelo conjunto dos sentidos; olhos, mente e o coração. O mais importante é o coração. A alegria é a grandeza dos humildes – humildade dos simples de coração. Encontre nas coisas mais simples, os momentos mais marcantes da vida.

Alexandre Trajano de Lima

sábado, 18 de outubro de 2014

VOCÊ MUDOU

Quando estamos sós, queremos companhia, quando temos companhia, queremos estar a sós. Quanto temos muito, queremos pouco, quando temos pouco, queremos muito, e ainda os que tem mais, querem mais ainda. Quando estamos saudáveis, buscamos ter uma doença, quando estamos doentes, procuramos uma cura. Quando fugimos, sentimos saudades, quando voltamos, fugimos da saudade. Há pessoas que tem tudo para serem felizes nesta vida, mas não o são. O ser humano é insaciável, não se conforma, sempre muda, quer sempre mudar. Nós mudamos, nós amadurecemos, alguns para o bem e outros para o mal. Mude a forma como você vê a vida e sempre mude o que há dentro de você.


Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"THE MOON SHIP"

Há momentos em que todos os caminhos se afunilam em um só. Contar como vim para aqui daria muitas páginas. Nesta noite, no convés, vendo a lua, o mar, dá para se elevar os pensamentos dos mais insensíveis do mundo. É uma sensação que nem as melhores palavras do mundo poderia descrever, não que eu queira ser evasivo demais, mas há coisas que nós não contamos, levamos conosco, há coisas que são difíceis de contar, porque não cabem em palavras. Sei que muitas coisas irão acontecer. Não sei aonde este barco me levará, mas sei que me levará. Espero encontrar-te neste imenso mar, pois no imenso mar, uma gota d’água nunca secará.
Alexandre Trajano de Lima


O AMOR QUE PRECISAMOS

Todo mundo quer viver um grande amor, mesmo que ele seja por um momento, mesmo que ele morra pouco tempo depois. Na verdade tudo passa, mas o amor é que permanece. Temos dentro de nós um vazio, que não importa o que fazemos ou acumulamos, sempre iremos acabar fitando o chão procurando a razão de fazermos o que fazemos. Se pudesse eu te emprestaria os meus olhos e o meu coração para poder lhe mostrar que não há amor no mundo que pague um sacrifício eterno, não há amor no mundo que pague o amor que preenche todo o vazio que há dentro de cada um de nós.

Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 14 de outubro de 2014

ESTÁ ESCRITO NAS ESTRELAS

Neste mundo, nos lugares onde deveria haver paz e amor, há somente arrogância e orgulho. Se você observar bem, se você observar bem nos olhos de alguém, haverá escondido algo que não deveria estar ali. Já foi escrito, tanto você como eu sabemos também, só conseguimos enxergar bem com o coração. Amor no mundo está em falta. Crueldades disfarçadas de boas atitudes há bastante. A porta do mal está bem aberta, mas a porta do bem tem chaves escondidas no arco-íris. Nas coisas mais simples da vida... Deus estará lá, você é quem tem que ir buscar.

Alexandre Trajano de Lima


QUE LIVRO EU SOU?

Resultado
Clarice Lispector
Foto: Divulgação

"A paixão segundo GH", de Clarice Lispector
Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.
Assim é também "A paixão segundo GH", obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A DURAÇÃO DE UMA AMIZADE

Na verdade os erros de alguém não pode ser motivo para apagar a importância que aquela amizade teve para ambos. Uma amizade de muitos anos desmorona rapidamente. Pode haver consideração, mas os passos não precisam serem os mesmos. Na verdade como existe o provérbio: Não ponhas muito os pés na casa de teu irmão para que ele não venha a se enfadar de ti. Assim matamos uma amizade, porque machucamos-a tanto, esprememo-las tanto para sugarmos toda a polpa que satisfaz a nossa sede. Machucamos os outros, porque se repararmos bem, somos mensagens subliminares o tempo todo, ou seja, projetamos nos outros os nossos próprios erros ocultos. Sele uma amizade, mas  também sempre sele um compromisso de amor.

Alexandre Trajano de Lima




quinta-feira, 9 de outubro de 2014

DEVEMOS USAR OBJETOS E AMAR PESSOAS (JOHN POWEL)

Agora posso olhar um pouco para trás. Na verdade as coisas não se tornam como escrevemos. Realmente amamos coisas e usamos pessoas, ou, nós que sempre somos usados por coisas. O que na verdade não se trata apenas de deixar o nome escrito para as palmas – nossas atitudes já escrevem o que somos. Quando se trata de sobrevivência - e quando você olhar ao seu redor - verá que aqueles que um dia sorriram com você já se foram. Tudo o que nós temos vem de Deus, ou melhor, deveríamos entregar nas mãos de Deus. Usamos pessoas como objetos e os objetos usamos como pessoas, e ainda mais, somos objetos controlados por uma única pessoa, nós mesmos. Um objeto pode caber na palma da mão, mas uma pessoa cabe na palma do coração. Você ama o que você tem, mas o que você tem está dentro de você.
Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

OS SENTIDOS

Somos dotados de seis sentidos, e ainda há um importante que é o coração. Se somos dotados de tantos sentidos e não sabemos como usá-los, como poderemos querer dons espirituais, como poderemos querer sentidos espirituais? Se não sabemos como pensar, como escutar, como falar, como tocar e como sentir, como poderemos querer dons do céu se os dons da terra usamos para o mal? Julgamos mal, ouvimos o maligno, falamos o amargo, vemos somente o sensual e sentimos apenas traumas e medos. Procuramos ter Deus na boca, mas não no coração. Teus sentidos dizem quem tu és, mas o teu coração somente Deus pode sentir.

Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O CÉU COMEÇA AQUI

Eu sei que apesar das dúvidas, sofrimentos, caminhos espinhosos, Deus existe, eu sei que Ele existe, e este é o fio condutor pelo qual tento me agarrar todos os dias. Eu estou bem perto de chegar a compreensão total, estou bem perto de chegar aos 100%, e, quando eu chegar lá, nada e nem ninguém neste mundo irá me parar. Você tem que encontrar um amor a percorrer, um código de honra que ninguém conseguirá tirá-lo de você. Na verdade, vivemos em um mundo onde no final, é cada um por si. Não seja assim, percorra o amor que percorre a vida. O céu começa em você e quando você olhar ao redor muitas coisas terão mudado de lugar, porque você também mudou.


Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

OS TRÊS PILARES

Na construção de bons relacionamentos há três pilares fundamentais. Primeiro: ۩ O diálogo, o conhecimento da vida do outro, sinceridade nas palavras. Segundo: ۩ A confiança. Como são as atitudes do outro? Amor ou interesse? Terceiro: ۩ A amizade. Começou com uma amizade? Terminou com uma amizade? São muitos os motivos pelos quais alguém se aproxima do outro, mas são poucos os amores eternos. Não tenha pressa em conhecer alguém, é a sua vida que está em jogo. A família também pode sofrer por causa de uma má escolha. Muitas vezes a nossa pressa em nos agarrarmos a alguém é causada pela deficiência da nossa fé em Deus.
"Não começou com uma amizade e não terminou com uma amizade, assim são os relacionamentos que começam no raiar do sol e terminam na escuridão da noite."
Alexandre Trajano de Lima