terça-feira, 23 de janeiro de 2018

PALAVRAS NÃO DITAS

Perdemos pessoas não só pelo que falamos, mas pelo que vamos deixando de falar. Vejo jovens dizendo "eu te amo" para uma pessoa que acabou de chegar na vida dela, mas que nunca disseram Eu te amo para o pai e/ou para a mãe que os criaram - um amor carente e sem base. 
Por outro lado, há amor entre duas pessoas, mas por causa de muitas brigas se separam. Estes ficam encontrando explicações para tudo, e o que resolveria era dizer simples palavras: eu te amo; eu te perdoo; me perdoe; preciso de você; você é especial para mim. Simples frases, mas que gerariam grandes transformações. Ficamos esperando por uma oportunidade, mas Deus já te deu uma oportunidade, e você não disse nada.

A série "13 Reasons Why" causou polêmica porque fala sobre o suicídio de uma garota, e esta deixou fitas gravadas, narrando o porquê de ter tirado sua própria vida. Há outros assuntos, que eu observei, que são abordados pela série:

● Bullyng - Não só as afrontas que os adolescentes sofrem nas escolas, mas todos nós sofremos também; no trabalho, na família e até no convívio da Igreja. Deve haver nas famílias diálogo para saber o que está se passando. As famílias devem fazer suas refeições com todos na mesa, assim crescerá mais unida. Os jovens fracassam muito no namoro, escolhendo pessoas erradas, e isso os fazem sofrer, e até querer se matar. Os pais devem se interessar pela vida amorosa dos filhos, não impedindo-os de namorar, mas saber que podem contar com ajuda, pois os pais são mais experientes nessa área.

● Depressão/Suicídio - A solidão que muitos enfrentam; o distanciamento físico e emocional; a frieza; a falta de diálogo; a falta de empatia; problemas na família; estamos sorrindo por fora, mas chorando por dentro. Frases como: “Vai dar tudo certo! Levanta a cabeça!” São frases que os depressivos menos precisam escutar, porque a depressão não se cura apenas com palavras, mas com aproximação constante, e com tratamento psiquiátrico.

● Tecnologia - A facilidade do compartilhamento de fotos íntimas; vídeos e fotos pornográficas. Há muitas pessoas perdendo o casamento e o emprego pelo que compartilham em suas redes sociais. O celular abriu uma “porta larga” para que os jovens compartilhem suas fotos íntimas, causando embaraço na família. Houve um caso de uma menina que se matou, porque o ex namorado compartilhou fotos intimas dela, depois que terminaram o relacionamento.

Nós tratamos das enfermidades físicas, mas esquecemos das enfermidades espirituais e emocionais. Fazemos homenagens para os que já morreram, mas deveríamos homenagear as pessoas quando elas ainda estão vivas, assim, elas se sentiriam muito importantes, e, quando morressem, ficaríamos em silencio. Precisamos ser mais "enxergados", mais abraçados, mais amados. Precisamos falar ou calar, tudo é questão de saber o tempo certo.









Alexandre Trajano de Lima
terça-feira, 23 de janeiro de 2018

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

ACELERA OU DESACELERA

Relacionamento são duas pessoas tentando se acertar, tentando caminhar lado a lado. Digamos que um rapaz já está resolvido emocionalmente - quer casar e construir sua família - mas a menina que ele está namorando não pensa nisso ainda; quer curtir, quer nadar com os tubarões, quer pular de paraquedas, etc; essa menina ainda é uma lagarta num casulo. Então, ou ela acelera sua vida sentimental para acompanhar o rapaz, casar e ter filhos - o que é mais difícil de acontecer, pois a menina se sentirá muito cobrada - ou o rapaz desacelera sua vida para acompanhar a menina, dar mais um tempo para ela amadurecer e viver as fases que tem que passar na vida. Namoro é um barco que duas pessoas precisam remar. Se um se esforça e o outro fica acomodado, um dia alguém se cansará e pulará fora desse barco.

Alexandre Trajano de Lima





 

DÚVIDAS

Não é que todas as duvidas serão respondidas, acontece que elas vão deixando de ter impacto na sua vida. O mundo não gira em torno de você. Para ter as duvidas respondidas tem que caminhar, viver, ser agressivo e "confrontar" Deus. As duvidas é uma batalha contra você mesmo(a); porque quer acreditar, mas não consegue, não acha a lógica.

AMOR SEM FUTURO

Você nunca vai amadurecer se sempre viver sua vida achando defeitos nos outros. "Não há homens e nem mulheres interessantes"; Você já se perguntou se vai aguentar pegar ônibus lotado todos os dias para colocar comida dentro de casa? Você já se perguntou se vai aguentar as dores de parto? Já se perguntou se vai aguentar acordar todos os dias, ao lado da mesma pessoa, com as mesmas manias dentro de uma rotina doméstica? "Poesias servem para tornar a realidade mais colorida, mas é preciso encarar a realidade; há muitos namoros, mas ninguém quer casar. Há pessoas que idealizam suas próprias fotos e momentos, mas nunca realizam ações concretas com os pés firmes no chão; muito barulho de trovão mas nada de chuva." Todos querem encontrar seu par, mas ninguém realmente quer mudar.

Alexandre Trajano de Lima

CORRENDO ATRÁS DO AMOR

Não viva correndo atrás de quem ainda não viveu o amadurecimento para a vida. Corra atrás de Deus, e, quando você olhar para o teu lado, vai ver uma pessoa te acompanhando, mais apaixonado(a) por Deus que você; acompanhe-a(o) também.

Alexandre Trajano de Lima

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

COM A "CABEÇA QUENTE" A GENTE ESTRAGA TUDO

Lembro dos tempos que eu jogava muito video game. Joguei um jogo, que a última fase era muito difícil, impossível até, de terminar. Tinha que dirigir um caminhão com uma bomba escondida nele, e não poderia ir a menos de 50km/h num trânsito horrível - quase quebrei o computador naquele dia, fiquei com muita raiva. Fiquei uma semana sem jogar, esfriei a cabeça, sentei em frente ao PC, estudei uma estratégia, olhei bem o mapa, e advinha?! Não é que era fácil de concluir a fase! A vida da gente é assim, quando estamos muitos zangados, falamos e agimos de forma explosiva, acabando com relacionamentos, amizades e objetos pessoais - quebrando computadores e celulares. É preciso acalmar a mente e o coração, ter paciência, esperar mais, criar novas estratégias para passarmos pelas fases difíceis da vida.

"Não tome decisões quando estiver irritado demais ou feliz demais"

Alexandre Trajano de Lima





sábado, 13 de janeiro de 2018

QUE CADA UM ENCONTRE SUAS PRÓPRIAS RAZÕES PARA AMAR

"Tenho medo de te dar esperanças e de te fazer sofrer": pronto, esta pessoa já afirmou que vai te fazer sofrer. Como disse Jesus Cristo: 'A boca fala do que está cheio o coração' Se você vive correndo atrás do outro; manda mensagens e a pessoa não responde; ela não quer sair com você, sempre tem uma desculpa e muda de repente um compromisso que vocês já tinham marcado; sai correndo quando você chega perto, são prováveis sinais de desinteresse. Por quê ficar o tempo todo motivando o outro a te amar, se foi ela que veio atrás de você? Que cada um viva suas próprias batalhas, problemas e razões para amar. Não adianta você ficar toda a sua vida correndo atrás de quem não te quer e que não quer construir um futuro com você. Que cada um resolva seus próprios problemas! Ofereça apenas um ombro para ela chorar, mas não se torne um super-herói na vida dela, salvando-a sempre que te chamar, porque essa pessoa pode te abandonar, te deixando muito desiludido(a), sem ter mais razões para amar.

Alexandre Trajano de Lima






SOMENTE UM ABRAÇO

A gente fica casando de tentar se explicar. A gente fica cansado de tentar se redimir. A gente fala, apontamos os dedos e as falhas, mas no fundo queremos apenas um abraço. Um abraço calaria essa sua boca e essa sua razão de achar explicações para tudo.



ADMIRO PESSOAS TRANSPARENTES

É melhor você chegar logo na pessoa e dizer que não gosta dela e que não quer casar.  Quanto mais o tempo passa, mais você dá esperanças a ela. Esperar três, quatro, ou dez anos de namoro para dizer que não está pronto para casar é uma grande covardia - melhor dizer no começo, creio que dói menos. Admiro pessoas transparente naquilo que sentem, e eu estou aprendendo a ser assim também. Eu gosto, então gosto! Eu não gosto, então não gosto! Estou com raiva! Estou com ciúmes (sem fazer drama ou dar "xilique"). Há meninas que se interessam por um rapaz, vão com todas as armas de sedução, vão com tanta força, depois perdem o interesse, e o pobre rapaz fica sofrendo depois - os meninos fazem esse jogo também. Nós somos como "lagartas no casulo", ainda passando por processo de metamorfose para virar borboletas; atitudes imaturas e sentimentos imaturos. É muito melhor alguém dizer que não gosta de mim e que não vê futuro comigo, do que passar anos escondendo no fundo de sua alma, que ainda não estava pronta para construir um futuro.

Alexandre Trajano de Lima





DÚVIDAS

Estou cansado de procurar
De ficar parado no tempo
De ver minha vida passar

O passado é uma cama
feita, em que deito para
descansar, mas logo acordo
e deixo-a bagunçada

Para quem falar que gosto de você?
Esse tempo todo lutei contra isso
Nem você tem o direito de saber
Ao Autor da Vida que tenho que me
declarar

Vamos julgar menos e abraçar mais
Sem perder o sentido da vida
Fugir das dores e feridas
Para concertar o passado, melhor seguir em frente

31/12/2017

Alexandre Trajano de Lima

UM DOS SENTIDOS DA VIDA, É GERAR OUTRA VIDA

Chega um tempo na vida das pessoas, que elas sentem um grito latente de querer ser mãe ou de ser pai. Quando somos jovens, não estamos nem ai se alguém gosta de gente ou não. Vamos namorando sem querer nada, sem criar raízes - e a fase da juventude passa rápido, porque os jovens passam a maior parte do tempo saindo e se divertindo. Todos nós vivemos nos comparando uns com os outros, por isso há tanta competição - o que o outro tem que eu não consegui ter - fracassos. Fora isso, há o desejo da vida de gerar outra vida, é como se fosse o último estágio da sobrevivência humana. Não seja covarde! Não destrua o desejo de uma pessoa de construir uma família. Se não quer nada, saia da vida desta pessoa agora e dê espaço para outro vir e fazê-la feliz. Por outro lado, não jogue fora o dom de gerar filhos. Há muitas mulheres pedindo a Deus a graça de poder engravidar e não conseguem.

Alexandre Trajano de Lima



NAMORO "VAI E VOLTA"

Namoro que vai e volta, é a mesma coisa que começar a construir uma casa, se aborrecer, destruí-la, seis meses depois começar a construir de novo - constrói e depois destrói. Namoro quando é para dá certo, tudo se encaixa. Cada um que encontre suas próprias razões para amar o outro, e não o outro ficar sempre correndo atrás de você, te adulando, e você com sinais de desinteresse e não tem coragem de falar! Por isso que digo para ninguém se relacionar com quem não se admira. Vai passando o tempo, e o interesse vai diminuindo. E digo sempre para as pessoas crescerem emocionalmente, e não só materialmente. Há pessoas que fazem projeto para comprar um carro, mas não fazem projeto para curar as feridas do passado, o resultado é que elas entram no carro, aceleram e passam por cima de todos que estão na frente dela - alguns chegam numa fase da vida que vão se autodestruindo. 

O MUNDO É TÃO GRANDE!

Nós vivemos sofrendo por causa de uma pessoa; sendo que o mundo é cheio de pessoas para se conhecer. Nós vivemos brigando por pequeno espaços; sendo que o mundo é cheio de belas paisagens. Vivemos presos aos nossos problemas, nos perguntado o porquê de tudo isso está acontecendo. A mente que se abre à felicidade, não volta a sofrer por pequenas coisas. Quando você é uma pessoa bem resolvida, sabe dizer 'sim' e sabe dizer 'não' e segue com a vida. Trancados dentro de casa, não enxergamos um mundo grande a se explorar. Saia um pouco de dentro da Igreja; saia um pouco da correria do seu trabalho e estudos; saia para descansar, desacelere um pouco a vida, para quê tanta pressa? Saia desse mundinho de sonhos muito pequeno e limitado que você vive.

Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

JOSÉ NO EGITO: NÃO VIVA SEM SONHAR

● Sofrimento como meio de sair do comodismo, para que Deus nos leve aonde ele quer;
● Ser de Deus em todas as situações - conservar o caráter diante das provações;
● Converter as pessoas porque elas se rendem as manifestações de Deus em nossas vidas;
● As pessoas querem atrapalhar nossos sonhos  - quem é de Deus, sofre perseguições, desânimo e silêncio de Deus;
● Restauração familiar - perdão na família;
● Providência divina e administração humana - passamos por 7anos de fartura e 7 anos de fome;
● José sofreu por 23 anos para que Deus realiza-se seus sonhos. As promessas de Deus, tardam mas não falham.

Alexandre Trajano de Lima