Nesse corre corre pela conquista dos sonhos, ter tempo para dar atenção a uma pessoa, e também, dar tempo para ela viver sua vida, é caminho para um relacionamento feliz. O que acontece é que muitas pessoas ao começarem um relacionamento amoroso, colocam todas as suas esperanças na pessoa amada. Nós vivemos um dilema entre a frieza e a maturidade; há pessoas que nunca tem tempo para nós; não ligam, não mandam mensagens... e há aquelas que são "grudentas" - não dão espaço para o outro viver sua vida. O segredo também é fazer falta. Ser presente o tempo todo pode deixar o outro muito acomodado.
sábado, 29 de setembro de 2018
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
PROMETO TE AMAR ATÉ QUANDO DER CERTO
"A gente se apaixona muitas vezes até decidir amar." Até agora conheci poucas pessoas que se casaram com seus primeiros namorados ou namoradas. Elas namoraram com várias pessoas até se casarem. Isso não é de todo ruim, porque procuramos até encontrar alguém que se encaixe. Mas eu creio que isso acontece porque aos longos dos anos, nós é que vamos nos encaixando na vida; nos encontrando mais no mundo. Deixamos aquela fase de só brincadeiras para a fase de pagar boletos. Escolhemos uma pessoa totalmente diferente "daquele(daquela) paquera de ensino médio." Mas mesmo sim, na fase adulta, temos acumulado muitos medos, sonhos e ainda a sensação de não ter vivido o bastante - que ainda nos persegue. Namoro é lugar para saber com quem a gente está lidando. É ir aos poucos; devagar. Se traz sofrimento, apego exagerado, obsessão, cobranças... é sinal de que alguém está precisando ficar só por um tempo.
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
SEXO NO NAMORO: "ELEFANTE EM PELE DE CACHORRO"
Existe uma coisa que é comum a todas as religiões cristãs - até que enfim -, que sexo antes do casamento é proibido. O sexo vicia - o corpo sempre vai pedir mais. A relação sexual entre dois jovens que ainda não sabem nem lavar um prato, é "como colocar um elefante na pele de um cachorro." É querer ter uma responsabilidade ainda não incrustada na vida; é pular todas as etapas que um relacionamento deve ter (namoro, noivado e casamento) e ir direto aos finalmentes. A relação ficará muito "pesada" e escondida. Se o namoro terminar, a mente e o corpo sempre vai pedir mais por sexo, e a pessoa entra em "modo caçador", procurando meninas e rapazes para preencher o "buraco do prazer" que o outro deixou. Tenho a ousadia de dizer que Deus não pode abençoar uma coisa que começa errado. O Espírito de Deus não pode habitar entre duas pessoas que preferem a cama do que rezar perante o altar. "A prática sexual vai destruindo o sistema imunológico espiritual, afastando a pessoa cada vez mais de Deus."
Alexandre Trajano de Lima
sábado, 22 de setembro de 2018
BELEZA IMPORTA SIM E DINHEIRO TAMBÉM
Até agora não vi um homem que tenha dinheiro com dificuldades para ter uma mulher - homem pobre sim. Até agora não vi uma mulher bonita com dificuldades para ter um homem - mulher feia sim. Por mais que essas minhas palavras gerem revolta, é o que se observa por ai. Aqui e acolá vejo mulheres dizerem que vão arrumar um homem rico para casar e ir embora. Noutro dia vi um homem numa caminhonete seguindo uma menina bonita que ia caminhando pela rua. Até algumas vagas de trabalho exige que a pessoa seja bonita. Mas não se engane; a área que mais as pessoas quebram a cara é a amorosa. Se assim fosse, os atores de cinema que são bonitos e ricos não se separavam. Acontece que as pessoas não querem construir nada do zero, elas querem encontrar alguém já pronto só para viverem no luxo. Não se fala mais de amor, mas só quanto você ganha por mês. Olhe ao seu redor e verá que com dinheiro e beleza você consegue ter rapidamente: homens, mulheres, amigos, festas...
Alexandre Trajano de Lima
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
ME LEVA ÀS PROFUNDEZAS
Me leva às profundezas, para encontrar e levar forças àqueles que estão na superfície.
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
"DISTANTE UNS DOS OUTROS COMO AS ESTRELAS NO CÉU"
A depressão acomete tanto ao rico quanto o pobre; a depressão não escolhe se a pessoa é bonita ou feia; ela não está escolhendo idade; essa doença não vem só com as perdas materiais, mas também o abandono daqueles que disseram nos amar; a depressão pode se esconder atrás de um rostinho feliz. Ajude alguém: não acuse; não julgue; não chame ninguém de "borsal" ou "besta" - essa pessoa pode estar se isolando cada vez, mais por causa de uma doença que nem todos tem "alma e coração" para saber escutar.
Alexandre Trajano de Lima
terça-feira, 18 de setembro de 2018
A LINGUAGEM DA DEPRESSÃO
A linguagem da depressão: quando a angústia tem voz e expressão
setembro 18, 2018 em Psicologia
0 Compartilhados

A depressão dá pistas e entra pelas janelas da nossa casa de muitos jeitos diferentes. No entanto, sua principal habilidade e feroz artimanha é deformar tudo: nosso comportamento, nossa motivação, nossos hábitos de vida, nossos pensamentos, nossa linguagem…
Em algumas ocasiões, longe de reagir perante tudo isso, acabamos desistindo e assumindo sua presença, integrando-a como uma parte do nosso ser.
Dizemos isso por um fato muito concreto. Há pessoas que chegam a normalizar esses estados de espírito; homens e mulheres que continuam frequentemente com suas tarefas e responsabilidades, ainda que não sem precisar de um grande esforço, mas sem que o seu entorno perceba essa sombra e o peso da depressão.“A depressão é uma prisão na qual somos tanto o prisioneiro quanto o carcereiro”.
-Dorthy Rowe-
Além disso, nos dias de hoje foram desenvolvidas novas tecnologias no que diz respeito a padrões de programação, que tornou possível identificar através da internet padrões linguísticos relacionados com essa doença. Os resultados demonstram, mais uma vez, a elevada incidência desse transtorno.
A universidade do Texas, por exemplo, realizou um estudo onde pôde detectar traços depressivos em interações nas redes sociais que utilizamos, assim como em fóruns da internet. Nossos adolescentes, por exemplo, acostumaram-se a usar frequentemente esses meios sociais como ambientes onde podem se comunicar, se relacionar e desabafar.
Com frequência nos deparamos claramente com pistas de certos transtornos psicológicos que não estão sendo tratados, simplesmente porque o ambiente da pessoa não identificou os sintomas por trás de um comportamento aparentemente normal.
Lembremos: a depressão deixa marcas, pistas e evidências no estilo de comunicação que costumamos utilizar…

A linguagem da depressão: como reconhecê-la?
A linguagem da depressão é parte da nossa cultura. Essa frase pode chamar a nossa atenção, mas é um fato evidente. Há canções que são o reflexo emocional de um autor que transita por uma etapa de vida muito complexa ou também obscura. E mesmo assim adoramos essas letras, porque na verdade nos identificamos e ficamos encantados com as histórias e músicas tristes. Temos, por exemplo, as músicas de Curt Cobain e de Amy Winehouse.Também vemos a linguagem da depressão no mundo da atuação, da literatura e da poesia. Sylvia Plath, uma conhecida poetisa, costumava dizer: “Morrer é uma arte, como tudo o mais. Que eu pratico extraordinariamente bem”. Virginia Wolf também deixava pistas evidentes, e até escancaradas algumas vezes, em grande parte de seus livros sobre a existência de sentimentos depressivos. Podemos ver exemplos em As Ondas ou A Senhora Dalloway.
Em certos casos, como podemos ver, os transtornos mentais invocam esse gênio criativo que surge quase como um acordo demoníaco. Um trato onde o sucesso, o reconhecimento ou a maestria criativa costuma cobrar ao final a própria vida do autor. Desenlaces tristes e desesperados que se intuíam, que podiam ser percebidos, porque a linguagem da depressão é amarga, tem padrões muito chamativos e é o espelho de um mundo interior perturbado.
Vejamos como reconhecê-la.
Conteúdo e estilo da linguagem da depressão
No começo desse ano um estudo que foi publicado na revista científica Clinical Psychological Science nos revelou um modo de detectar a depressão através da linguagem. E não nos referimos à comunicação oral, como já vimos no início do texto, mas a uma série de sistemas informáticos que são capazes de analisar as redes sociais e fóruns e detectar determinados transtornos.- O que chama a atenção na linguagem da depressão em um primeiro momento é o conteúdo. O que está mais presente são as emoções negativas, as ideias fatalistas, a desesperança e algumas palavras muito recorrentes como “solidão”, “tristeza” e “medo”.
- Por outro lado, são comuns as expressão absolutas do tipo “isso não tem solução”, “não há esperança”, “o amanhã não existe”, “eu estou sempre sozinho” e “ninguém me entende”.

O uso dos pronomes
Uma coisa curiosa é que a linguagem da depressão costuma fazer uso de um pronome quase que exclusivamente: “eu”. O mundo na mente da pessoa depressiva se torna minúsculo, reduzido e opressivo.Nesse pequeno território de sofrimento só habita a própria pessoa, esse eu que já não pode se conectar com ninguém, que é incapaz de ver perspectivas para sua vida, que não pode sentir empatia, relativizar, não pode se abrir a outros mundos, ventos e correntes mais otimistas.
Dessa forma, o uso constante de tempos verbais em primeira pessoa é um reflexo dessas emoções negativas que vão boicotando por completo os protagonistas dessa fala.
O ciclo de ruminação
A linguagem é o reflexo do nosso pensamento e do nosso humor. Portanto, quando a depressão conquistou um vasto território mental do nosso cérebro, é comum que a ruminação também esteja por lá. Ela e seu ciclo interminável de pensamentos obsessivos.Esse hábito persiste e é como água parada. Nada se renova, é uma mesma corrente dando voltas e voltas em nosso interior, movendo as mesmas bactérias e os mesmos micro-organismos até estarmos doentes.
Portanto, é comum escutar como a pessoa depressiva cai sempre nas mesmas conversas, nas mesmas ideias negativas, sempre nas mesmas dúvidas e obsessões. De nada serve pedir para elas que parem com isso, que se detenham, que mudem o discurso ou pensem em outras coisas. Elas simplesmente não conseguem.

Para concluir, se formos capazes de perceber que nossos familiares e amigos estão dando as primeiras pistas de uma linguagem da depressão, podemos facilitar uma intervenção e sua consequente recuperação. Esse é um ato de grande relevância, sobretudo se colocarmos o olhar na população mais jovem, nossas crianças e adolescentes.
Há quem chegue a confundir certos comportamentos ou estilos de comunicação com uma crise própria da adolescência. Essas dinâmicas e expressões, no entanto, não refletem um estilo de personalidade, na verdade estão evidenciando um transtorno psicológico subjacente.
Aprendamos, portanto, a identificar a linguagem da depressão para poder responder melhor a ela, para poder prevenir com maior acerto e tratar com maior qualidade uma doença que cada dia tem uma incidência maior na população.
https://amenteemaravilhosa.com.br/linguagem-da-depressao/
APARECE E DEPOIS SOME...APARECE E DEPOIS SOME...
Às vezes nós vivemos "amores fantasmas." É aquele tipo de relacionamento aonde as pessoas vem com todas as armas de sedução para conquistar; depois que começam a namorar, caem fora. Vários anos depois - de ter quebrado a cara muitas vezes - retornam a ligar para se encontrar - como se as coisas tivessem no mesmo lugar que elas deixaram. Eu acredito que SIM e NÃO, já são palavras suficientes na boca de quem sabe o que quer. Esse negócio de vai e volta é coisa de gente mal resolvida. É muito desgastante você se relacionar com quem não sabe o que quer: ficamos na dúvida se continuamos ou se deixamos a natureza seguir seu curso. Já vi meninas namorando e o ex namorado perturbando; e essas meninas não sabem se voltam ao passado ou se seguem pro futuro. Já vi gente com raiva do pai e descontando nos amores.
NÓS NÃO VIVEMOS RELACIONAMENTOS PROFUNDOS
Você não consegue se abrir com todo mundo; nem com a pessoa que você gosta. Guardamos profundos segredos, mas isso é o que atrapalha a boa convivência.
domingo, 16 de setembro de 2018
O PROBLEMA SOU EU OU O OUTRO?
Se Deus colocar na tua vida uma pessoa boa e você a maltratar, Ele pedirá contas disso, e na próxima vez que você pedir alguém, talvez esse alguém não chegue, porque Deus irá te mostrar que o problema todo estava em você.
"POR UM AMOR NÃO TÃO ROMÂNTICO"
Que bom alguém ter alma de poeta e palavras de poeta, mas se vivermos somente de poesias, criamos um mundo inalcançável; aonde a perfeição reside, mas que nunca irei viver. Relacionamento tem que ser RECÍPROCO. E é ai o que faz todo o sentido. Relacionamento tem que ser "pé no chão" e se não tá dando certo que termine. Relacionamento tem que ter diálogo profundo; melhor a gente se abrir para o outro - dizer os mais íntimos segredos -, e ele(ela) se desinteressar e ir embora, do que passar uma imagem positiva e depois de anos de namoro descobrir os "podres" e se decepcionar. Em nossas redes sociais lotamos os álbuns com fotos e declarações - mostrando aos outros um mundo feliz - sendo que na realidade são brigas e traições em conversas no celular - esse mundo poético eu não quero viver. Meus pais não tem página em redes sociais e não mostram aos outros que são felizes - eles são felizes e é isso que importa - e eles mostram essa felicidade no árduo cuidado do dia a dia.
Alexandre Trajano de Lima
quinta-feira, 13 de setembro de 2018
QUEM NÃO VIER PARA SOMAR, CONVIDE-A A SE RETIRAR
Relacionamentos verdadeiros; namoros, amizades... quando aparecem para nos colocar para cima é um Oásis em nossas vidas. E não digo daqueles relacionamentos que são só feito de elogios e nada de críticas. Quem gosta de você também irá apontar os erros a ser corrigidos. Quem te ama vai te aceitar do que jeito que você está e ainda vai te ajudar a construir; vamos estudar! vamos comprar o terreno da casa! vamos trabalhar para fazer dar certo! Do contrário, aquela pessoa que faz uma lista enorme de exigências, explicando que não quer continuar com você, é porque não gosta de verdade. Há pessoas que são muito preguiçosas, e querem que você já esteja todo pronto, só para elas pegarem suas "trouxas" e sugar tudo o que você tem - não querem construir nada com você e ainda levam tudo seu quando vão embora. "Deixe a natureza seguir o seu curso. Não se prenda aquilo que te faz mal e tira a tua paz."
Alexandre Trajano de Lima
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
PARA QUÊ ESSE DESESPERO?
Uma amiga ficou chateada comigo, porque vivia chorando por não ter emprego; conseguiu; depois chorava por não ter uma Faculdade; conseguiu; depois chorava porque não tinha namorado... e eu disse: minha filha, você não acha que está sendo gulosa não?! Quer tudo de uma vez! Tenha calma! Namoro, às vezes, faz é atrapalhar a vida de uma pessoa; quando a menina posta uma foto no trabalho, abraçando o colega de profissão, e o namorado com ciúmes, proíbe a menina de falar com o colega. Ou seja, tem namorados e namoradas que não deixam a pessoa trabalhar, estudar, comer, respirar, porque vivem com ciúmes. É melhor aproveitar a vida; terminar a Faculdade, viajar, conhecer pessoas, viver novas experiências, para depois querer construir um ninho para se aquietar. Tudo isso que a minha amiga queria(porque nunca estamos satisfeitos com a vida), sem ter maturidade e sem saber administrar tempo, faz a pessoa sofrer e não fazer nada da vida.
Alexandre Trajano de Lima
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
DAR TEMPO AO OUTRO
...Tanto dar espaço, como ter tempo de atender o outro. Neste mundo de corre corre; sair do trabalho e correr para a Faculdade; final de semana é para lavar roupas, ajudar em casa ou fazer os trabalhos pedidos... encontrar tempo no meio disso tudo para dar atenção ao outro, para mim, já vale muito dentro de uma relação. Acontece que as pessoas não querem ter compromisso a longo prazo mas também não querem ficar só. Se você não consegue administrar tempo, então é melhor não ter ninguém. "Namoro é troca de caixinhas de sentimentos" - e quem não sabe cuidar do sentimento do outro, acabará deixando muito ferimentos. Sempre digo para se ficar só por muito tempo até encontrar alguém. Vi muitas pessoas sendo recompensadas na vida amorosa porque souberam esperar. Já vi muitos amores acabarem com o tempo; já vi muitas pessoas mudarem com o tempo; já vi muitas fotos serem excluídas com o tempo.
Alexandre Trajano de Lima
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
QUEM DEFINIU A SEGUNDA-FEIRA COMO PIOR DIA DA SEMANA?
Um dia desses fui a uma loja comprar um produto e eu disse "Bom dia" para a atendente, e ela não respondeu. Ao finalizar a compra eu disse "Obrigado" e ela calada ficou. Quer dizer, muitas vezes o cliente é mais atencioso do que o profissional e isso no mercado de trabalho não é bom. Algumas pessoas quando estão "azedas", é porque não gostam do trabalho que exercem ou estão passando por algum problema. A gente não entende o ser humano; quando estão desempregados, ficam tristes e mal humorados porque não trabalham; quando estão trabalhando, ficam mal humorados porque estão trabalhando. Na boca do povo, algumas pessoas concursadas trabalham mal porque não vão ser despedidas; pois deveria ser o contrário. A gente tem que agradecer a Deus pelo trabalho, pois existem muitas pessoas com família para cuidar, enfrentando filas enormes em unidades de seleção de trabalho, e você ai com seu emprego se mal dizendo porque chegou segunda-feira. Há pessoas que se trabalhassem no seu lugar, revolucionaria o ambiente de trabalho.
"Quem sai mal humorado para trabalhar na segunda-feira, é porque não se lembrou de Deus no final de semana."
"Quem sai mal humorado para trabalhar na segunda-feira, é porque não se lembrou de Deus no final de semana."
Alexandre Trajano de Lima
Assinar:
Postagens (Atom)