terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PRESO DA IGNORÂNCIA

Você diz que estou preso e você solto. Você me diz que eu acabei me prendendo aqui dentro. Você diz que minha crença se esvaiu, que se esparramou pelo chão, que sofreu o grande naufrágio. O que é o ser livre e o ser preso? Nó dois estamos de lados diferentes desta grade. Você tem o mundo para explorar, mas você se fecha em si mesmo. Você tem uma visão 360 graus, mas sua cabeça e os seus olhos só enxerga você mesmo. Você tem o mundo a explorar, mas você não explorar o mundo e nem explora a si mesmo. O que é ser livre e o ser preso? O Apóstolo Paulo escreveu: “você foi chamado sendo escravo, pois agora você é livre em Cristo Jesus, você foi chamado sendo livre, pois agora você é escravo em Cristo Jesus.” Posso estar atrás das grades das perguntas, dentro da cela da insensatez, cumprindo a minha pena pela ignorância dos pecados, mas atrás das grades estou livre do mundo, pois livre do mundo sou preso de Cristo, sendo preso de Cristo, sou livre para a vida eterna.

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O PREGADOR MODERNO: O CRENTE E O AGIOTA (LUCAS 18: 9-14)

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, Crente (Religioso), e o outro, agiota. O Crente, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este agiota. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O agiota, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Alexandre Trajano de Lima


"Você sabe o que nos torna diferentes de vocês? É porque vocês tem, ou acham que tem, as respostas, nós não, nós temos as perguntas."

"Quanto mais eu conheço sobre Deus, menos eu sei sobre Ele."


Alexandre Trajano de Lima

domingo, 24 de fevereiro de 2013


FAZENDO DA MINHA VONTADE A VONTADE DE DEUS

Se Deus é onisciente então Ele já sabe de tudo, mesmo antes do meu nascimento, Ele já me via como sou hoje. Antes das minhas necessidades, Deus já preparou tudo para o meu sustento. Claro que tudo poderia seguir um rumo diferente, eu poderia ter nascido em baixo de uma ponte, e ser um mendigo como muitos ao redor do mundo, mas agradeço a Deus por sua misericórdia. Todas as minhas escolhas até então estavam erradas e Deus as me livrou. Os caminhos que eu trilhei não chegaram nem perto dos pés de Deus, mas Ele estava lá. Eu queria fazer das minhas vontades as vontades de Deus, dos meus caprichos os caprichos de Deus, minha condenação era justa. A vontade de Deus é que todos se salvem, que todos se arrependam dos seus maus caminhos e sigam os caminhos de Deus, pois os maus caminhos só levam a um único lugar. Enquanto as pessoas pensarem que bênçãos materiais são sinônimos de Deus na vida, de quantos dias nos templos, de quanto ofereceram em dinheiro aos cofres celestiais, talvez viverão como aquele “pobre jovem rico”, que por achar que cumprir mandamentos e encher os bolsos era passaporte direto para o céu. Duro é estar no meio da vontade de Deus, seguir a Sua vontade e os Seus caminhos, duro é esvaziar-se de si mesmo e carregar a tão pesada cruz, mas um já carregou, duro é acumular juros, riquezas e se afadigar debaixo do sol, mas a vontade de Deus sempre será eterna, pois essa é a Sua vontade, que você queria e tenha a vontade de escolher a Jesus Cristo.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

EU QUERO

Ter fé, mas me entregar para que esta fé possa me alcançar.

Amar, mas que esse amor me transforme, para que eu ame por inteiro.

Falar, mas que a minha fala não destrua os pensamentos dos outros.

Progredir, mas que esse progresso seja lentamente para o bem.

Transformar, mas que essa transformação não faça dos outros inferiores.

Me alegrar, mas que na minha alegria eu também possa chorar pelos doentes.

Viver, mas que a minha vida seja fortalecida pelos frutos do amor, da paz, da caridade, da simplicidade, do companheirismo, da compaixão, da força da fé e do próprio amor de Deus.

Que eu queira o que seja o bem do próximo, a paz, não a paz da ausência de sofrimento, mas no sofrimento a esperança da paz, pois esperamos em Deus o conforto da vida, o apaziguar de todos os sofrimentos, pois o querer é nosso, mas a vontade sempre será de Deus.


Alexandre Trajano de Lima

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A SEMENTE E A ÁRVORE

Jesus nos contou a parábola do semeador e que a palavra de Deus é a semente. Jesus Cristo pregava sementes nos corações das pessoas, muitas delas não recebiam de bom grado suas mensagens do Reino de Deus. Em suas parábolas Ele usava elementos da época, coisas do quotidiano, coisas que as pessoas entendiam e conviviam. As parábolas se tornavam de fácil compreensão, pois Cristo simplificou o Reino de Deus a uma linguagem que o povo compreendesse, mas ao mesmo tempo as parábolas se tornavam de difícil compreensão para os corações mais duros. As sementes que Jesus Cristo colocava no coração das pessoas eram sementes da palavra de Deus, que frutificaria para a vida eterna, pequenas palavras, atitudes, curas que mudaria a vida daquelas pessoas para sempre. Hoje em dia sinto que as pessoas, até de bom grado, pregam a palavra de Deus, mas não como sementes, mas sim árvores já prontas, enfeitadas, carregadas dos frutos de outras pessoas e não delas, árvores de outras plantações crescidas e adubadas. Essas árvores são colocadas nas suas costas e fazem você cavar um buraco imenso e agora é obrigação sua cuidar de uma árvore que você não plantou e nem a regou. As pessoas pregam um Evangelho que não faz você conhecer a alegria e a Graça da salvação por intermédio do sacrifício de Jesus Cristo, são fardos e mais fardos que querem que você carregue e nem eles ajudam a carregar. Plante a semente da palavra, regue com as águas da fé e faça-a crescer com a Glória de Deus.

Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

IMAGINE

Imagine o lugar mais profundo do oceano, no lugar mais longínquo  no fundo do oceano onde vivem criaturas mais estranhas capazes de suportar tamanha pressão das águas profundas. Neste ambiente perturbador, bem no fundo está um barco que afundou há muitos e muitos anos atrás. Um barco muito raro, com sua construção única toda trabalhada à mão, que levaram anos para ser construído  Dentro deste barco existe uma porta secreta que só quem a projetou conhece como abri-la. Esta porta está escondida em um dos vários compartimentos do navio. Dentro da sala atrás desta porta secreta está um baú trancado a sete chaves que foram perdidas no naufrágio. Dentro do baú tem um belo tesouro, aliás vários tesouros, mas dentro, bem no fundo está a pedra mais preciosa, a mais querida pelo mundo, a mais valorizada, a sua beleza e forma, todos a admiram. Imaginou tudo isto? Imaginou mesmo? Pois é está pedra preciosa é você que eu encontrei, ou fui levado a encontrar. Nunca busquei como deveria, nunca fui aventureiro como deveria, nunca enfrentei tantos problemas como deveria, mas a graça me alcançou ao ponto de ser altamente presenteado por ela. Você é minha pedra preciosa, minha flor do deserto. A viagem ao fundo do oceano me fez passar por vários problemas, dentre eles o exercício da paciência, pois de tanto esperar, acabei encontrando, e por ter encontrado produziu em mim uma grande alegria. No meio da tantas águas, de tantos perigos, de tantos destroços, e de tantos segredos, encontrei a minha pedra preciosa.

Que Deus nos abençoe, Beijos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM 

Existe a cegueira física e a espiritual, julgo eu, que a espiritual é a pior de todas, levando pessoas a matarem em nome do seu deus, que são o seu próprio “ventre”. Fazem porque não sabem ou fazem porque sabem e não querem nem saber? O que afasta o conhecimento de algo ruim com a vontade de fazer algo ruim? No mais a vida religiosa segue no automático, com seus mecanismos de punição e autopunição, não dando lugar para o amor e a misericórdia, não que essas duas nos façam pessoas prontas para dar os dois lados da cara para baterem, mas também diante de nossas percepções do mundo e suas maldades tomemos as melhores escolhas, e sobrevindo as ofensas, perdoemos e vivamos em paz com o próximo. Conhecer o que se faz é importante, mas conhecendo também a si mesmo, definimos melhor o que fazemos e o que queremos fazer, não nos tornando robôs e servos inúteis que só fazemos o que nos é mandado. Cremos porque sabemos e sabemos porque cremos. Seria melhor? 

Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O QUE É A VERDADE?




Existe uma verdade absoluta, onde todos aceitam? O que é a verdade para aqueles que conhecem, ou acha que conhecem a verdade? O que seria a verdade no meio de tantas verdades? Para mim o homem que chega, ou pensa ter chegado ao um estado em que sabe tudo, fechando-se em si mesmo, ignorando e impondo aos outros aquilo que sabe, sendo altivo e orgulhoso, não chegou ao estado de sabedoria que deveria, pois a grande sabedoria, mesmo não sabendo nada, é o amor ao próximo, ou ainda ajudar aos outros com a sua sabedoria. A verdade é para todos, mas nem todos são para a verdade, pois nem todos aceitam a verdade. Todos conhecem o caminho, todos conhecem a verdade e todos conhecem a vida, mas nem todos percorrem o caminho, nem todos aceitam a verdade e nem todos conhecem a verdadeira vida. A verdade chega a todos pois a verdade se manifesta nos quatro cantos do mundo, a todos os ouvidos, mas o homem sempre vai burlar a verdade para que a verdade sempre tenha um ponto de interrogação.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17: 17)

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


A RELIGIÃO CERTA

Às vezes fico escutando uma pessoa da religião A falar de uma pessoa da religião B. Percebo como as pessoas ao mudarem de religião se tornam até agressivas e insuportáveis. Não é a religião em si que é realmente criticada, mas as atitudes das pessoas. Como posso então dizer que estou na religião certa se eu sou uma pessoa que trai, que destrói casamentos, que furta, que fofoca, que deseja mal aos outros, que inveja, que vive em desarmonia e desamor? De que adianta estar na religião correta se as minhas atitudes estão erradas? A não ser que a minha religião pregue a maldade ao invés da verdade. A fé promove um processo de aprendizado, uma reestruturação do individuo para o bem. As pessoas ao receberem uma direção se comportam como se já a entendessem por completo e as consequências disso é o atropelamento das escrituras e das boas atitudes. Não adianta estar na religião correta e ter as atitudes erradas e não adianta ter as atitudes corretas e estar na religião errada, onde exclui totalmente o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. (João 3:21)

sábado, 2 de fevereiro de 2013




É CEDO PARA DIZER EU TE AMO, MAS JÁ É TARDE PARA ESCONDER QUE JÁ TE AMEI;
É CEDO PARA DIZER QUE QUERO TE AMAR;
É CEDO PARA DIZER QUE QUERO LUTAR POR ESSE AMOR;
MAS É TARDE PARA LUTAR, POIS JÁ ME RENDI POR ESSE AMOR;

NO CEDO OU NO TARDE QUE PREVALEÇA SEMPRE O AMOR, POIS O AMOR NUNCA ACABA. NO CEDO OU NO TARDE ELE PERSISTE E CONTINUA ATUANDO, NO MUITO OU NO POUCO, NO RÁPIDO E TAMBÉM NA LENTIDÃO. O HOMEM AMA, PARA QUE SEU AMOR O MUDE, PARA QUE A FELICIDADE PERMANEÇA E PARA QUE A MULHER SEJA FELIZ.

DO AMOR NASCE A ESPERANÇA, A ESPERANÇA DE UMA VIDA DE FUTURO, UMA VIDA NÃO DE BENS, MAS DE AMOR. QUE O AMOR DURE POIS A PAZ VEM DO AMOR E NO AMOR ESTÃO CONTIDOS TODO O BEM E A FELICIDADE.

É CEDO PARA DIZER QUE VOU MUDAR POR VOCÊ, MAS É TARDE, PORQUE VOCÊ JÁ ME MUDOU.

NÃO AMEMOS SÓ DE PALAVRAS, MAS DE ATITUDES, NÃO ESCOLHEMOS PELO ROSTO, MAS PELO CORAÇÃO, POIS O ROSTO SEMPRE VEMOS, MAS O CORAÇÃO SEMPRE PROCURAMOS VER.

Alexandre para...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FÁBRICA DE MULHERES

Já dizia Sigmundo Freud que os pensamentos e atitudes estavam ligados inconscientemente à curiosidade sexual. O ser humano tem esse impulso sexual desde o seu nascimento até a fase adulta e que esses desejos vinham disfarçados de outras coisas dependendo da idade. Não se pode deixar de notar um teor sexual presente em quase tudo dentro da nossa sociedade. Frases das músicas, filmes, novelas, programas de tv, roupas, gírias e tudo o mais. Não parece ser a toa que coisas que tenham um teor sexual chamem mais atenção do que as que não tem. Falam-se muito em frases: “Beleza não é tudo e dinheiro não compra a felicidade”, mas observa-se que não é bem assim que as coisas funcionam, onde o belo é valorizado e o poder aquisitivo também. Enquanto isso, estão produzindo mulheres para um mundo de “fila anda”, “desce até o chão”, “mostra tudo”, “tô nem ai”. O que impera é a satisfação pessoal, é o inconsciente brigando contra o consciente, é o superego brigando contra o ego, é o sexual tomando conta do racional, é o amor sendo substituído pela paixão, é a mente superficial guiando as pessoas pelo mundo dos seres humanos “bonecos”.

A sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual.

Sigmund Freud

Alexandre Trajano de Lima