quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A VERDADE


“As pessoas usam a verdade como seus cães de guarda, como guarda-costas. Se envaidecem e ensoberbecem com essa verdade, sendo elas mesmas praticantes e desmascaradas nos mesmos erros ao qual se achavam imunes.”

Alexandre Trajano de Lima


CONVIVER


FALTA DIÁLOGO

O maior problema de relacionamento humano é a falta de diálogo, e não estou falando de mensagens de facebook e whatssapp, mas sim, de diálogo frente a frente, cara a cara. Isso porque nem todos nós conseguimos expressar em palavras aquilo que sentimos. Somos omissos, deixando espaços para que o outro venha a sentir ciúmes - muitos não conseguem passar segurança emocional ao outro. Existe tempo para tudo nesta vida: tempo para sair com o(a) namorado(a), tempo de sair com os amigos, tempo de sair com a família, e isso vai depender de sua maturidade e de como você administra o seu tempo. Digamos que um dia você vai sair com amigos e diz para o(a) seu(sua) companheiro(a): “Olha, eu vou sair com amigos, mas não se preocupe, pois não vou lhe trair, não preciso disso, se estou com você, então estou com você”. Isto não acalmaria mais?! Mas nosso problema é omissão e a falta de diálogo. Quem não sabe o que quer, não sabe o que sente, e quem não sabe o que sente, não terá relacionamentos saudáveis e duradouros.

Alexandre Trajano de Lima



terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ALÉM DOS MUROS DA IGREJA

Nós só conseguimos recrutar pessoas para dentro da Igreja, quando tocamos no coração delas. Do contrário, você pode pregar, cantar, ser líder de um grupo, fazer teatro, dançar, construir Igrejas e não ter pessoas cheias de Deus no coração. Cristianismo é toque humano, é olhar nos olhos do outro e saber que ele existe com seus sonhos, traumas e medos de não ter os seus sonhos realizados. Temos que elevar o nosso nível de relacionamento além dos muros da Igreja. Em cima do altar somos “intocáveis”. Vejo muitos querendo ser condutores de ovelhas, mas não conseguem nem conduzir a si mesmas, e ainda mais, não fazem uma visita sincera a realidade de suas ovelhas sem computarem essa visita nos registros da Igreja. Dentro da Igreja somos pastores, intercessores, pregadores, ou seja, somos perfeitos pais espirituais, mas perto uns dos outros, olhando nos olhos, convivendo, é que nós somos humanos de verdade.

Alexandre Trajano de Lima


domingo, 27 de dezembro de 2015

ANINHA


Desculpe-me tomar o tempo de vocês, mas não estou aqui para aparecer, não estou aqui por vaidade, nem para ser conhecido dentro da Igreja, mas para falar do que tenho guardado no coração. Existe uma voz muito forte dentro de mim que não me deixa mais ficar calado, essa voz me incomoda muito. Não vi grandes coisas na minha vida, mas eu já vi o bastante. Eu sou padrinho de consagração de uma menina chamada Ana Vitória que tem 10 anos de idade. Como tantas tragédias em famílias pelo mundo, e o diabo quer destruir a família, Ana Vitória perdeu o seu pai para o câncer. Após a morte do pai, me aproximei de Ana Vitória, brinquei com ela, e ela sentiu uma coisa por mim que eu nunca me esquecerei. Ela queria que eu fosse o pai dela. Isso me tocou profundamente e foi a coisa mais linda e pura que alguém já sentiu por mim nesta vida. Não é esses sentimentos de namorados por ai, que as pessoas fazem grandes promessas e depois acabam um virando a cara para o outro. Tocar no coração de uma criança é um grande feito. 


Uma coisa vou dizer para vocês que estão na Igreja há muito tempo e que ainda vivem brigando por coisas supérfluas, eu já fui mais evangelizado pelo simples abraço de uma criança, e por esse sentimento da Ana Vitória por mim, mais do que eu fosse ao show do melhor pregador da Igreja Católica, ouvir um homem ou uma mulher falar por horas palavras que muitas vezes entram em nossos ouvidos e saem pelo outro ouvido. Se vocês me chamarem para ir ao show de bandas, pregadores, eu recusarei, mas se vocês me chamaram para visitar doentes nos hospitais, nas casas que tem aqui perto eu irei, nem que seja para ficar sentado observando, porque eu sei que eu sairei de uma visita a um doente transformado por dentro, pois existem pessoas com problemas maiores do que os meus. Eu amo as coisas simples, porque sei que nas coisas mais simples da vida Deus fala mais, só resta fecharmos os nossos olhos e enxergarmos com o coração.

Alexandre Trajano de Lima


CRISTÃOS DE FOLIA

Uma coisa tenho percebido. Ao longo do ano, a Igreja oferece os mais variados tipos de evento aos jovens, como também aos adultos, como por exemplo, shows de bandas, pregadores, etc. Eu vejo muito cristãos nas paradas de ônibus para ir a esses shows, se divertem, mas parecem voltar para casa apenas cansado de tanto dançar. Onde estão os verdadeiros frutos dignos de arrependimento? Uma coisa eu digo para você, a vida vai cobrar a fé que você tem, e eu espero que nesses shows você tenha desenvolvido intimidade com Deus. Espero que sua espiritualidade não tenha sido desenvolvida na folia do momento, mas na necessidade de descobrir o sentido da vida. Do que adianta ir a shows, tirar fotos, postá-las em redes sociais, vestir a camisa da sua religião, mas mesmo assim ser desobediente aos pais, ser um(a) péssimo amigo(a), namorado(a), e etc. Quando se trata de shows, todos querem ir, mas quando chamamos para ler a Bíblia, orar, visitar um doente, estão todos ocupados. Repito, a vida vai cobrar a fé que você tem, e espero que quando eu ficar velho, você me evangelize com amor no coração.

Alexandre Trajano de Lima




sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

ATEU OU RAIVA DE DEUS?

Quando nós temos raiva de uma pessoa, não suportamos nem ouvir falar o nome dela perto de nós, ou, quando ela chega perto nos afastamos. Seria possível alguém está com raiva de Deus? Sendo isso, ela não está negando Sua existência, mas sim, um bloqueio de relação. A “Igreja”, falo do corpo místico, cristãos, são os “propagadores” do Evangelho de Jesus aqui na terra, sendo nosso comportamento contrário ao que Jesus ensinou, tem razão as pessoas saírem da Igreja para a descrença. Com nossas más atitudes, podemos sim colocar pessoas para fora da Igreja e isso não será somente culpa delas. Alguns acham que a Bíblia é um livro que serve só para ser praticado dentro da Igreja, é aí que está o grande erro. Quem capta a sabedoria bíblica, e aplica em todas as áreas da sua vida, se tornará uma pessoa feliz, mas lógico, que como Jesus disse, o Reino de Deus é como uma semente, então precisa ter paciência. Também a Bíblia não contém elementos mágicos escondidos dentro de qualquer “religião” que só quem se "converter" a essa religião é que encontrará os tesouros do Reino. O ser humano é que inventa comércio de tudo, monopoliza tudo, quer ser o dono da verdade. 

“A NATUREZA DE DEUS TAMBÉM ME EVANGELIZA”

Essa é uma das crianças ciganas que vivem no povoado de Bajau, no mar de Turquesa de Bornéu. Essas crianças não sabem suas idades e nem se preocupam em estudar, mas apenas brincar e são muitos felizes. O que me chamou mais atenção é a pureza da água, tão limpa e cristalina. Ao contrário de nós que somos cheios de faculdades, uma água dessas aqui já estaria suja com a mal educação que temos com a natureza. É por isso que Cristo me libertou, não para que eu fique “preso” dentro de templos, mas que eu observe um mundo grandioso a conhecer, e ,irei conhecer mais esse mundo um dia, só quando  eu deixar essa vida egoísta e partir, por pelos menos alguns dias,  para conhecer a natureza de Deus.


Alexandre Trajano de Lima


domingo, 20 de dezembro de 2015

O OLHAR

Eu estava brincando com minha princesa, e então, ela me fez uma profunda pergunta: O Senhor está triste? Respondi envergonhadamente que não, mas naquele dia eu estava realmente triste. Por isso que admiro as crianças com sua simplicidade e sinceridade. As crianças me evangelizam mais do que se eu fosse ao show do melhor pregador do mundo. Minha princesa enxergou além desta “carcaça” e foi fundo em meu coração. Precisamos de pessoas assim. Dentro da Igreja ninguém se enxerga de verdade. Certa vez alguém olhou para mim e pareceu que tinha visto um anjo, outra pessoa olhou para mim e pareceu que tinha visto o diabo. Como viver para agradar a todos? Cristianismo é toque humano, é tocar no outro, olhar nos olhos e saber que o outro existe. Que mais se pode fazer além disso? Todos querem receber de alguma forma aplausos, mas cristão de verdade, olha nos olhos e enxerga além da aparência e vai fundo no coração. As pessoas são como “ostras”, duras por fora, mas frágeis por dentro.

Alexandre Trajano de Lima


sábado, 19 de dezembro de 2015

ESTUDOS SOBRE RELACIONAMENTOS

Como o cérebro humano lida com o Tinder Cérebro é programado para avaliar pessoa por forma como ela se comporta em movimento - e não por meio de fotos estáticas.

CORAÇÃO MADURO

Quando vamos ao mercado escolher uma fruta, escolhemos uma que não esteja muito verde e nem muito madura. A verde para amadurecer, e a madura para consumir logo. Fruta verde não tem gosto bom, e fruta podre não faz bem à saúde. O nosso interior também é assim. Neste tempo em que os casamentos não duram muito e tragédias acontecem todos os dias, você precisa ser exigente na escolha de um(a) companheiro(a), mas também, cuidado para uma pessoa boa não passar, e você querer apenas ser melhor amigo(a) dele(a). Como é doloroso você investir tempo e sentimento em alguém e depois essa pessoa chegar a você e dizer que não quer mais continuar – a fruta ainda estava verde. Não estou falando do exterior, de ser jovem ou velho, estou falando do “coração,” estou falando do lugar onde as pessoas guardam seus traumas e medos. Nosso erro é escolher os outros apenas pela beleza – quantas vezes uma fruta boa por fora estava podre por dentro. Neste mundo que parece mais um mercado, saiba escolher bem, pois pessoas “amadurecem” e “apodrecem”.

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

HÁBITO DE LER

Numa época onde não existia facebook, whatssapp, celulares, internet wi-fi, e etc, inventávamos nossas brincadeiras, e uma das minhas maiores diversões era ler revistas da turma da mônica. Quando minha mãe saia, a única coisa que pedia a ela era que trouxesse revistas da turma da mônica para ler. Quando ela chegava eu deitava no meu quarto e “viajava” com as histórias. Conheci um livro chamado Bíblia, que é um livro que não se enjoa de ler. Há muitas academias, mas há poucas livrarias. Não é ruim buscar saúde para o corpo, mas parece que as pessoas não estão buscando somente isso. Fico meio triste quando vejo crianças ganhando celulares de presente, o que é uma porta larga de entrada para a pornografia, que existe fácil e de graça pela internet. Só resta esperar ver aonde este mundo de tecnologia nos levará. Se ninguém gosta de ler, então, a Bíblia ficará bem ali no cantinho, empoeirada por esse tempo de relacionamentos digitais.


Alexandre Trajano de Lima


RELIGIÕES


“No meu estudo sobre as religiões, cheguei a seguinte conclusão: a religião só está servindo para uma coisa, deixar uma pessoa com ódio da outra.”

Alexandre Trajano de Lima




sábado, 12 de dezembro de 2015

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

É BOM, QUANDO DUAS PESSOAS PODEM SONHAR JUNTOS

Já vi pessoas solitárias tão felizes, como também, já vi pessoas acompanhadas chorando quase todos os dias. Nunca deixaremos de ter problemas, estando a sós ou acompanhados. Eu acreditava que as pessoas que tinham bens materiais, eram felizes no amor, até que um dia entrei em uma casa bem pobrezinha, mas com um casal que estava com quarenta anos de casados, enquanto as pessoas que tinham carros, dinheiro, e que faziam grandes festas de casamento não duravam três anos juntos, e depois de tudo isso, viviam em farmácias comprando remédios para curar a depressão. Dizem que quando não conseguimos dormir, é porque estamos acordados no sonho de alguém. Sendo isso verdade ou não, é melhor você sonhar com os pés no chão, e saber que quando seus sonhos forem realizados, eles vieram pelas mãos de Deus.


Alexandre Trajano de Lima




OLHOS BRILHANTES

Nunca irei me esquecer daquele par de olhos brilhantes, olhando para mim, olhando bem fundo na minha alma. Aquele olhar quebrou em pedaços o meu coração de gente orgulhosa. Entendi. Não há tempo para ficar discutindo por pequenos espaços, não há tempo para ficar correndo atrás do vento, não há tempo para correr atrás de sonhos que nunca chegarão. O tempo passa. Aqui dentro me sinto inútil. Há tantas pessoas lá fora sofrendo e nós aqui brigando por coisas supérfluas. Que espécie de fé egoísta é essa? Lá fora existem pessoas que precisam que simplesmente olhemos em seus olhos, e enxerguemos que elas existem neste mundo de pessoas que não tem a capacidade de olhar para dentro si.


Dentro da Igreja nós não nos enxergamos de verdade. Não olhamos além da aparência e fundo no coração. Cristianismo é toque humano, é mãos que tocam o outro. Não há mais nada a fazer além disso. Se um dia chegarmos no Céu e Jesus nos disser que não nos conhece e perplexos exclamemos: Mas Senhor estávamos na Igreja todos os dias, suamos nossas camisas para fazermos os mais diversos tipos de eventos e enchemos a Igreja de pessoas! Mas Jesus nos responderá: Quando deixaram de praticar o bem ao outro, foi a mim que deixaram de fazer.

Um Deus que toma para si as dores dos Seus filhos é um Deus de verdade.  

Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A PSICOLOGIA DO AMOR

Quem não sabe acolher o amor de um pai e de uma mãe, nunca vai ser feliz na vida. Um pai e uma mãe que não sabe demonstrar amor pelos seus filhos, tornará os seus filhos infelizes, e possivelmente eles construirão famílias infelizes. O espelho da menina é o pai, portanto se ela não tiver um bom relacionamento com o pai, possivelmente ela terá relacionamentos desastrosos, e ainda mais, ela não terá um bom relacionamento com Deus, porque em nosso entendimento, Deus é uma figura masculina. Todos nós somos carregados de traumas e medos, e na medida que crescemos, esses sentimentos nos tornam pessoas vingativas. Por isso que o amor não é tema de poesias e de poetas loucos, o amor é cura, e pode acreditar, o amor cura. Se um dia você encontrar uma menina que não sabe demonstrar sentimentos, fria, afastada, distante espiritual, comece procurando no relacionamento dela com o pai, que possivelmente a raiz do problema começou lá.


Alexandre Trajano e Lima


A REALIDADE

Pessoas para casar você encontra por ai, mas sinto muito dizer que elas não virão de jeito que você imaginou. Há um tempo atrás uma amiga, de mais ou menos quinze anos de idade, suspirava para mim que o homem perfeito para ela tinha que ser alto, loiro, atlético e olhos azuis. O tempo passou e vi essa menina se casando com um homem de estatura mediana, barrigudo e rosto cansado. O tempo passa e as pessoas tomam na consciência que a fantasia é uma coisa, e a realidade é outra. Quando você é jovem, tem vontade de namorar com o “mundo todo”, mas quando crescer, você desejará criar raízes e isso não se faz namorando com muitos, mas com um só. Namoro de pizzaria, sorveteria, praia, cinema, é ótimo e dura “100 anos”, mas o que valida se um casal vai ser feliz ou não é a convivência diária – lavar roupas, trabalhar, fazer o café, limpar a casa, cuidar dos filhos, etc. Escolha viver a realidade, porque da fantasia muitos por ai já se perderam.


Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PALCO DAS APARÊNCIAS

Já fui evangelizado para sempre, com um simples abraço de uma criança, do que se fosse ao show do melhor pregador do mundo. Nas coisas mais simples e puras da vida, Deus fala mais, nós é que sempre buscamos o prazer de aparecer no palco das aparências.


Alexandre Trajano de Lima