domingo, 31 de maio de 2020

PRECISAMOS PERSEGUIR UMA MISSÃO E NÃO PESSOAS

Já participei de grupos de oração que hoje não existem mais; já participei de comunidades que hoje não existem mais; já participei de uma Associação que hoje não existe mais. Quando a gente segue pessoas podemos cometer alguns erros: primeiro que não sabemos quem realmente é sincero - fazendo com que a gente seja conivente com o pecado alheio; segundo que podemos nos perder, porque, se o outro cai fora do serviço, não saberei mais o porquê de estar servindo. É bom ir à Igreja com pessoas que a gente gosta, mas o tempo passa e essas mesmas pessoas mudam; uns casam, outros vão estudar em outro estado, etc. Então, como você ficará quando todos forem embora? Quem você vai perseguir? O que te move a fazer o que faz? Uma vez um psicólogo fez uma dinâmica muito interessante comigo: me colocou sentado numa cadeira e pediu que eu me levantasse, andasse pela sala, sentasse de novo na cadeira, fechasse os olhos, abrisse os olhos...então ele me perguntou porque eu fiz tudo isso. Eu respondi que fiz porque ele mandou fazer. Ele me indagou: você vai viver a sua vida fazendo tudo o que os outros mandarem? Ele completou: você tem vontade própria, tome as rédeas da sua vida e tome decisões! Siga a sua missão de vida, siga o que te faz se sentir preenchido...siga o Cristo, imite seus passos. Não siga pessoas. Pessoas são falhas e pecadoras. Grupos começam e se acabam, mas as coisas de Deus duram para sempre.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 28 de maio de 2020

"DEUS PRECISA OUVIR DA SUA BOCA O QUE REALMENTE VOCÊ QUER"

''Você também precisa se impor e dizer a Deus os sonhos que quer realizar." Você precisa parar de ter medo de se impor. A sinceridade nas palavras é uma manifestação da fé genuína. Eu sei que esse caminho de descoberta vocacional é cheio de medos e dúvidas - e é de fato. Quando sentimos um chamado a ser religioso(a), procuramos um seminário para morar. Depois de um tempo essa vida religiosa vai perdendo o sabor e aquele contato forte com a espiritualidade se perde. Saímos do seminário para viver uma outra vida; e essa vida também vai aos trancos e barrancos. Depois de um tempo você vai entender que passou por tudo isso pra dizer a Deus o que realmente você quer pra sua vida. Há sonhos que quando conquistamos não damos mais o mesmo valor. Essa competição de conquistar coisas e pessoas faz parte desse vazio existencial que vivemos. Experimente dizer pra Deus o que realmente você quer. Não viva os sonhos dos outros o tempo todo e nem deixe ninguém ficar dizendo qual a sua vocação - você é quem tem quer acreditar do que é capaz de ser e fazer. "Talvez essa questão de vocação seja só roupas, títulos e vida pública"; quem gosta disso vai se dar bem. Há muitas formas de servir a Deus e de fazer a Sua Vontade. É preciso decidir e, de cada decisão vem uma responsabilidade. Cada decisão traz uma consequência. Deus vai te dar aquilo que você pede, mas pra ver como vai se comportar depois que tiver. Sara queria ter um filho, Ana queria ter um filho, A mulher com fluxo de sangue queria tocar no manto de Jesus e ser curada, o paralítico queria apenas poder andar de novo...e você quer o quê?

Alexandre Trajano de Lima



domingo, 10 de maio de 2020

...E ESSA OBSESSÃO PELA SANTIDADE

Quando você tem uma consciência acima deste pecado, você tem mais liberdade para se desprender dele. Querer ser perfeito, quando não podemos ser nos esgota demais. Conheci uma menina evangélica que vivia indo ao "Monte" orar com outros membros de sua Igreja. Ela vivia louvando a Deus, falando da Bíblia, carregando-a pra lá e pra cá, quando num dia perguntei como ela estava na Igreja. Ela me respondeu que tinha se "afastado da presença do Senhor." Então me confidenciou que tinha tido relações sexuais com um ex-namorado e isso parece que colocou tudo a perder com a vida de santidade que ela estava construindo - agora ela não tem mais disposição de ir à Igreja. Vejo que nós não estamos ensinando os cristãos a serem cristãos fora da Igreja. Repare nos dez mandamentos: eles não foram estabelecidos para serem praticados dentro do Templo, mas fora dele. Ensinamos nossos cristãos a se afastarem do pecado, mas lhe pergunto: como o ser humano vai apagar dentro de si o desejo sexual? Não tem como, todos nós temos esses desejos. Se uma jovem de 14 ou 15 anos, passar por uma homem adulto, com uma roupa altamente provocante ele vai olhar pra ela! Inclusive, vai até se imaginar na cama com ela. Nossos desejos nos tornam bestiais. Como vamos controlar esses desejos? E nesses eventos de retiros que vamos?! Lá o pregador vai falar do pecado daquilo, e de outro, que você vai pro inferno e tal, mas cadê as "ferramentas" necessárias para se mudar de atitude. Nós somos criaturas de hábitos. Nós somos criaturas de vícios e prazeres.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

VOCÊ FOI EDUCADO A SER EGOÍSTA

Todos buscam os seus próprios interesses. Alguém falou que para você ter uma vida de sucesso terá que ser egoísta; ou seja, "acordar cedo para ser o primeiro da fila." Viver sempre os sonhos dos outros não vai fazer você amadurecer. Daí, quem vende tudo o que têm e dá aos pobres? Quem trabalha de graça hoje em dia? Quem desvia o seu caminho para ajudar alguém? Nós doamos nosso tempo de sobra e não o todo. Jesus Cristo disse que não há amor maior do que aquele que dá a vida pelo seu amigo. Quem dá a vida por alguém? Nem filhos fazem mais favor aos pais, quanto mais alguém morrer por alguém; nós amamos a quem nos ama e fazemos algo que penso que vou receber algo em troca. Caridade não é para todo mundo; há muitos escondendo graves pecados atrás de obras de caridade, pois há muitas palmas e elogios envolvido. Motorista que ultrapassam quase batendo no nosso carro. gente que nem estava na fila passa na frente pra entrar no ônibus, e por ai vai. Nem todos tem um coração que ajuda sem querer ser visto. Preste atenção numa numa cesta básica: você acha que lá só tem os produtos da melhor qualidade? Será que doamos o melhor para as pessoas? Todos nós estamos defendendo aquilo que é nosso e ninguém se arrisca por ninguém. Há muita vaidade envolvida em nossas caridades. Fomos ensinados a ser egoístas desde de crianças.

Alexandre Trajano de Lima





terça-feira, 5 de maio de 2020

VIVER DE CONSCIÊNCIA PESADA

Demorei muito tempo para entender que não somos perfeitos. Vejo alguns cristãos que vivem se autoflagelando porque pecam. Também vejo muitos cristãos arrogantes pelo que fazem dentro de seus grupos como se não tivessem pecados. Quem é perfeito no falar, no agir, no pensar e no omitir? Deus me ensinou que não devo viver de consciência pesada o tempo todo. Não ajuda em nada se fazer de vítima o em toda situação que passar. Temos muitas escolhas para fazer e, essas escolhas são em alguns instante de momento. Não dá para pensar sempre no que vamos fazer. Nossas escolhas também tem grandes consequências para nossas vidas. As nossas falhas fazem mal a nós mesmo e também ao nosso próximo, portanto, nossos pecados não atingem a Deus - Deus nos ama e não vai apagar esse amor. O teu pecado te faz mal e é isso que Deus vai te mostrar. Se algo te faz mal, então precisa parar de fazê-lo. Alguns pecados só irão sair de nossas vidas quando estivermos mais velhos; ou seja, não dá para se afastar de um pecado da noite para o dia. Precisamos ter paciência com nossos erros e sempre tentar acertar. Sei que é difícil se livrar desse pensamento de perfeição que a gente quer ser. A gente quer ser perfeito para entrar no Céu, mas aí está o nosso grande erro. Já aconteceu milagres em minha vida sem eu ter rezado uma única vez no dia. Já houve vezes que rezei muito e nada aconteceu.  Nós vamos ser salvos pela fé em Jesus Cristo. As nossas obras são o quanto somos agradecidos a Deus por essa Salvação.  

Deus nos colocou neste mundo para viver; para ser feliz, para fracassar e perder; para sofrer; para adorá-lo...

Alexandre Trajano de Lima