quarta-feira, 27 de março de 2013

FÉ A MAIOR DESCOBERTA DA HISTÓRIA

Uma vez vi um noticiário da tv sobre uma descoberta arqueológica de um esqueleto de um pterodátilo no estado do Ceará. O apresentador disse que era uma descoberta importantíssima para a história, uma prova importante sobre a existência de formas de vida que viveram muito tempo antes de nós. Ao analisar a minha fé em Deus, e o que eu farei daqui por diante em minha vida, fico pensando, que se tenho fé no Deus que criou os céus e a terra e tudo o que existe, pois Ele é único, e a seu filho que Ele enviou a nós, a Sua Obra Redentora, perfeita, incomensurável, a manifestação da Sua Glória, isto não será a maior descoberta do século para mim e se não para toda a humanidade? E se eu não acreditasse, mudaria alguma atitude em mim? E se acredito, muda alguma coisa em mim? Há um espanto e excitação nas pessoas ao descobrirem provas palpáveis, concretas e conclusivas em coisas desta vida. Como diz as Escrituras Sagradas: “Fé é o fundamento da esperança”. Logo se uma pessoa perde a esperança, vai ter fé em que? Se ela não descobriu a fé, se ela não descobriu o “fóssil” da esperança, o “esqueleto” que sustenta a sua caminhada, então continuará “escavando” ou então esperando que os outros “escavem” por ela.

Alexandre Trajano de Lima



segunda-feira, 25 de março de 2013

A TRADIÇÃO: MANGA COM LEITE

A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. "O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje", afirma a nutricionista Anita Sachs, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras, que, ao contrário do leite, eram abundantes nas grandes propriedades rurais.

Até os dias de hoje escuto a minha mãe dizer que manga com leite faz mal. Mal sabe ela que hoje os nutricionistas desmentem os possíveis efeitos colaterais da tal mistura. Vemos que isso vem de uma época muito atrás onde os senhores dos engenhos não queriam que os escravos bebessem o leite. Isso é a tradição, costume passado de geração a geração, uma mentira que contada várias vezes pode acabar se tornando verdade para aqueles que acreditam. Como também há muitas outras histórias que escondem as suas reais intenções no passado e o ser humano sempre fazendo sem questionar. Porque é assim que foi passado de mãe para filha, de pai para filho. Assim as tradições podem ocupar lugar nas religiões, nas famílias, no trabalho, em todo lugar, os mitos que ganham lugar na sociedade e muitos são os que praticam e poucos os que questionam. Questionar não para que se crie um motim, mas para esclarecer e libertar as pessoas do medo e da imposição, para tornar a mente mais aberta e saudável, para criar a misericórdia e o avanço das atitudes em um mundo onde as pessoas são controladas. Estudamos o passado para melhoramos o presente e redefinirmos o futuro, para um mundo melhor, onde a verdade liberta, onde o pequeno cresce e onde todos são iguais.

Alexandre Trajano de Lima




domingo, 24 de março de 2013

NÃO DEVEIS COISA ALGUMA

Quem não tem contas para pagar no final do mês é Santo. Como é triste chegar ao final do mês receber o tão suado dinheiro e vê-lo sumir das mãos como um passe de mágica. As contas, quando são muitas, podem ocasionar um dor de cabeça tremenda. Existe outra conta que eu devo me preocupar em pagar todos os meses. Existe um débito que eu tenho que pagar pela pessoa que Deus colocou ao meu lado, assim também como aqueles que Deus colocou ao meu lado. Esta conta nunca acaba, divida por todos os dias do mês tenho uma cota diária a pagar. Esta conta é a conta do amor, uma conta que presta contas das nossas atitudes e definição da nossa fé. Se eu não pagar a conta posso acabar perdendo o bem mais precioso que Deus me deu. Podemos até contrair dívidas e demorar tempos para pagar, juntando duas pessoas, podem unirem forças e quitarem a dívida, mas a conta dor amor essa deve ser paga diretamente para a pessoa que você ama. Pague a conta do amor e você vai ver o lucro que você vai ter, o investimento pode ter uma recompensa eterna.

Romanos 13:8
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Alexandre Trajano de Lima




terça-feira, 19 de março de 2013


CUIDADO

Cuidado que o desejo de possuir bens materiais não seja maior do que tudo em sua vida, afogando       assim a fé e a palavra de Deus que há em vós.

Cuidado para que as palavras que saiam da sua boca não sejam contrárias as palavras da sabedoria, tornando-as venenosas e amargas como o fel.

Cuidado com as seduções das meretrizes, que não sejam maiores que os desejos de se viver a santidade e o respeito para com Deus e o seu próprio corpo.

 Cuidado para não empregar toda a sua energia na porta larga ao invés da porta estreita, e quando se arrepender não ter mais energia para voltar.
Cuidado para que você não viva o dia intensamente como se fosse o último e acebe se esquecendo do Deus-do-dia e do Deus-da-vida, que é um só.

 E para finalizar, cuidado com as minhas palavras, pois elas nem iluminam e nem salgam, elas podem alegrar como podem destruir a sua alegria. Tenham cuidado sim, mas com a Palavra de Deus, procure, pois nela contém a segredo da vida eterna.


sábado, 16 de março de 2013


O CULTO RACIONAL

Todos os dias sento-me na mesa do meu trabalho e faço a minha oração de agradecimento a Deus pelo dia anterior e benção para o dia de hoje. Faço então a oração inicial e depois pego o meu celular e ponho uma música de louvor onde eu possa me acalmar e assim dou espaço para o grupo de louvor, as vezes desce algumas lágrimas e me preparo para o grande momento a palavra de Deus, onde leio vários capítulos e medito. Chega a hora dos dízimos e ofertas, quando uma vez, chegou uma mulher com a pele cheia de caroços e também um homem cego pedindo alguma ajuda. Dou algumas moedas e se tenho algum alimento em cima da mesa dou para essas pessoas, mesmo quando o lado financeiro vai mal. Esse é o meu culto racional, onde não tem dias e nem hora certa para começar e terminar, nenhum existe líder e nem profeta para presidir. Arrependimento pelos pecados existe, lágrimas também existe, oração de súplicas por mais um dia de vida e ajuda para o próximo dia também existem. Esse é o meu culto racional, onde não existe direção humana, nem padrões, rotinas, doutrinas e tradições, mas sim, apenas, a direção do Espirito Santo, ou como posso dizer o vento do Espírito Santo.

Alexandre Trajano de Lima


domingo, 10 de março de 2013


QUEM É MEU PRÓXIMO?

O mais importante do que saber o que é errado é fazer o que é certo. Jesus Cristo nos pregou que devemos amar o próximo, tudo bem, então eu sei que odiar o próximo é errado, mas no entanto não amo o próximo. Jesus Cristo não pregou que ser próximo de alguém é morar na mesma rua ou sentar-se perto todos os dias. A verdadeira proximidade é ir ser próximo, é demonstrar misericórdia, é se aproximar, é estender a mão para ajudar. Jesus Cristo não disse que o próximo são aqueles da mesma religião e templos, nem raças e nem da mesma cor de pele. Próximo é quando você se aproxima sem discriminação, sem julgamento e sem pressupostos. A proximidade não depende do credo, religião ou posição, mas sim de uma outra palavra que termina com "ão", o coração. Se o Espirito Santo nos é dado desde o nascimento, sem leis, sem conhecimento do pecado, sem mesmo ter ouvido o Evangelho e ter experimentado a fé, então nos tornamos filhos da promessa de Deus, de que Ele estará conosco. Mas em Deus, nós temos um relacionamento mútuo, pois conhecendo a verdade já temos o livre arbítrio de decidir quem ficará dentro de nós.
EU COMPREENDO SENHOR

● Eu compreendo Senhor que eu errei muitas vezes, que eu segui os meus próprios caminhos.
● Eu compreendo Senhor que a luz que deve irradiar em meu interior deve ser pura e clara.
● Eu compreendo Senhor que a ordem é tua, quando manda lançar as redes para pegar os peixes que não conseguimos pescar.
Eu compreendo Senhor que os tesouros não são de bronze, nem de prata e nem de papel, são legitimamente aqueles que o coração rico de amor e misericórdia produz.
● Eu compreendo Senhor e me arrependo do meu passado pois era cego e agora vejo.
● Eu compreendo Senhor que eu era uma figueira sem fruto, um jovem com um denário escondido, com um talento nas mãos e enterrei.
● Eu compreendo Senhor que nunca me negastes e que me ajuntastes debaixo das asas como uma galinha faz com seus pintinhos.
● Eu compreendo Senhor que é diante dos “ídolos” e da fornalha ardente que a minha fé é provada, que é diante dos leões famintos que eu manifesto a minha crença em ti, é diante dos problemas que eu mostro quem eu sou.
● Eu compreendo Senhor que a vida é mais do que a roupa e joias, que a tua palavra é mais importante do que o pão, que o teu amor é mais importante do que ganhar o mundo, e que o Teu Filho é mais importante do que todos os paraísos juntos. Amém

Alexandre Trajano de Lima



quarta-feira, 6 de março de 2013

NAMORE UM AMIGO(A)

Iniciar uma relação apenas por estar só não é um bom motivo para mim. “Relacionar” vem do Latim RELATIO, ”restauração, ato de trazer de volta”, de RELATUS, usado como particípio passado de REFFERRE, formado por RE-, “de novo”, mais FERRE, “portar, levar”. O sentido de “estabelecer uma ligação entre pessoas” é do século XVIII. Relacionar é o ato de unir duas pessoas para um mesmo objetivo, no caso de dois apaixonados. Quando se relacionam na verdade estão juntando forças, juntando amores para permanecerem juntos. O amor também é uma amizade, também são conversas, também é diálogo, é divisão de sonhos, acréscimos de sentimentos, manifestos de carinhos e sombras de um matrimônio. A relação também é um projeto de Deus, no qual criou a sua relação com os seres humanos através do sacrifício de Jesus Cristo, nos aproximando para uma relação de amor e união entre Criador e criatura. Então se você vive uma relação de esconde-esconde, de indecisões, de maltrato e desamor então é melhor repensar se é isto mesmo que você quer, para que não se estenda e cause danos irreparáveis. Relação é uma conquista e isto é para toda a vida, pois a vida é uma eterna relação de AMOR E FÉ.

Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 1 de março de 2013

LAVEM OS MEUS PÉS

Fácil é encher a barriga de quem já está com a barriga cheia, de quem come todos os dias, fácil é lavar os pés de quem já lava os pés todos os dias. Fácil é vestir quem já se veste todos os dias. Jesus Cristo nos disse que aquele que queria ser o maior, que seja o menor, que seja aquele que serve, é aquele que “lava os pés dos outros”. O grande líder não é aquele que recebe mais, mas sim aquele que dá mais, é aquele que se doa mais, aquele que serve os outros. Dar o que sobra também é fácil, difícil é dar o tudo, difícil é abrir mão de tudo e seguir em frente. Difícil é estar sentado todos os dias em uma mesa lendo a Bíblia, sendo chamado de cego, de ter uma fé sem obras e estar no meio da idolatria. Cansados estamos de fazer o bem? Melhor não, façamos o bem todos os dias até a morte em Cristo Jesus. Talvez o mundo chacoalhe quando jogarmos uma chave em suas engrenagens e fizermos girá-las ao contrário, em um tempo onde quem colhia mais repartia com aquele que colhia menos, e isso claro pela lei gravada nos corações e não em cursos, livros, pergaminhos ou apostilas. 

Alexandre Trajano de Lima