quarta-feira, 26 de junho de 2013

A LUZ DE CADA UM

Ƭodos nós temos uma luz, ou nós somos uma luz. Em determinado tempo a luz de uma pessoa brilha mais do que a de uma outra pessoa, ofuscando assim, o brilho do outro, diminuindo a sua luminosidade, como um farol alto que ofusca a visão do que vem no sentido contrário. Quando a luz de alguém torna-se maior, acaba ocasionando certas disputas no ambiente onde estão. Invejas, disputados por lugares mais altos, fofocas, discórdias, indiferenças, etc. Tudo acaba contribuindo para as luzes, as chamas, se transformem em luzes negras. Há uns que buscam a sua própria ruína e há outros que são injustiçados por causa dos seus talentos. Que brilhe a luz de cada um neste mundo de chamas negras, brilhemos que até as estrelas se tornem menores, que elas apaguem e nós permaneçamos. Brilhamos porque o brilho não vem de nós mas daquele que nos criou. 

É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3: 30).

Alexandre Trajano de Lima




domingo, 23 de junho de 2013

OLHAR PARA FORA

O que é mais importante diante de nossas limitações é a nossa capacidade de “olhar além” das paredes, de colocarmos a “cabeça para fora”, ou literalmente, observando as mudanças do tempo. Quando saímos debaixo de nossos tetos, dentro de quatro paredes, acomodamos mais o mundo onde fomos criados. Este deve ser o exemplo da força da voz explodido em ações, um mecanismo pelo qual haja a perfeita transformação (lembro-me da oração do soldado que daqui a pouco vai para a guerra). Juntar forças, massas, credos, religiões não para se fazer ecumenismo, para de novo cairmos em monopólio de poder, mas para reivindicarmos um mundo melhor, com o seu direito de ir e vir. Vamos colocar a cabeça para fora de nossos cômodos e respirarmos a brisa da transformação dos tempos, dos últimos sinais. Saiamos para o mundo não para explodirmos de raiva, mas sim de essência de amor, porque se a causa da luta é o bem, tão logo precisamos deste mesmo bem, para fazermos também manifestação do nosso próprio amor e do amor próprio.

Alexandre Trajano de Lima



sexta-feira, 21 de junho de 2013

TEMPO DE AMOR

Dando tempo ao amor? Humm...ao amor não se dá tempo! Quanto tempo tem o amor de Deus? Contando o tempo que está amando? Humm...E antes deste amor você estava amando a quem? Antes de Deus amar você, Ele amou os seus pais!! Como se mede o amor de Deus quando não sei a data do nascimento de Deus? Quanto tempo dou a este seu amor? Humm...como disse no começo ao amor não se dá tempo, e digo mais:

O importante não é a quantidade e sim a qualidade. O importante não é o tempo do amor mas quanto o amor ocupa o seu tempo.

Alexandre Trajano de Lima



O POBRE MILIONÁRIO

Já ouvi falar muito dos sete pecados capitais, como hoje eles entronizados em nossa sociedade disfarçados de “virtudes”. Ter algo melhor do que o do outro é competição. Eu gasto com que eu quero pois o dinheiro é meu, é liberdade financeira. Pedir benesses materiais é o meu direito de ser cristão. Como o mundo dá as suas voltas mais parece que as pessoas se esbarram no mesmo ponto, teclam as mesmas teclas do teclado. O pobre milionário que tem tudo mas não tem nada. Tem celeiros transbordantes mas não levará nada consigo. Os que cumprem os dez mandamentos mas se esquecem da misericórdia e a caridade. Uns que tem muito e vivem como se tivessem pouco. Há os que fazem o bem as escondidas e são visto por Deus e há os que estão nos palcos, recebem o seu galardão, mas são injustos às escondidas e desprezados por Deus. Onde está o modelo da perfeição? Onde estará o rico do mundo e o rico de Deus? O milionário pobre e o pobre milionário, o rico para o mundo e o rico para com Deus.

SIMPLICIDADE DE VER

Talvez se os nossos olhos fossem mais luz do que trevas, a simplicidade e a pureza da vida nos encantariam. Se demonstrássemos os dons e os frutos do Espirito nós teríamos a luz da vida, as águas purificadoras que mata a sede para sempre, seriamos até perseguidos por causa disso, mas não por Deus. Se o amor fosse o cultivo a alegria e a simplicidade de vivê-lo sem “aparatos” para se conquistar, de artimanhas para bajular, de embelezamento para se enganar, de dar sem querer receber, de viver em se amar e amar sem cobrar, nos tornaríamos mais duradouros, nossos olhos seriam luz e nosso interior seria paz. O ser humano quer amor, mas o ser humano não quer amar. O se humano quer calor, mas o ser humano não quer se queimar, o ser humano quer um (a) companheiro (a), mas o ser humano não quer se entregar, o ser humano quer felicidade, mas o ser humano não quer esperar, o ser humano quer viver, mas o SER HUMANO NÃO QUER DEUS NO SEU LAR.

INTIMIDADE COM DEUS

Temos que reservar um tempo a sós com Deus, um tempo onde falamos com o pai e descansamos Nele. Se você se aterroriza nos momentos de solidão, se você se inquieta e não tem paz, talvez não esteja desenvolvendo uma intimidade com Deus. Jesus nos aconselha a orarmos “dentro do quarto”, este lugar é mais do que um espaço físico. O que seria mais íntimo em nossa casa do que o nosso próprio quarto e o que seria mais intimo em nós do que o nosso próprio coração? Orar em secreto conota uma ação de humildade, de sigilo e muito mais de intimidade. Tornemos a nossa vida mais íntima com Deus, pois Deus tornou-se mais íntimo conosco através de Jesus Cristo.


sábado, 15 de junho de 2013

CURRICULO RELIGIOSO

Muitos acham que o titulo vem depois do diploma, que se é reconhecido depois que se desprende dos estudos. Um médico que mata os seus pacientes não será chamado de médico, mas sim de monstro. Mesmo depois de formado, mesmo com o diploma em mãos, se ele destrói vidas ao invés de salvá-las ele não será um médico. Recebe-se o titulo de doutor aquele que deseja ardentemente em seu coração ser um salvador de vidas e estuda dia e noite para entender como se mantém a vida e mesmo depois de formado luta para ser melhor naquilo que escolheu para a sua vida. Assim é o cristão que esbanja o seu currículo por ter feito tudo o que a Igreja manda fazer. Verdadeiro cristão é aquele que aceitou o amor de Cristo e entregou a sua vida para Ele, e mesmo que este cristão não demonstre exteriormente os dons espirituais exigidos, mas dia e noite tentar crescer estudando e meditando em Deus para além de ter salvado a sua vida, também possa salvar a vida de outros. O verdadeiro currículo não é aquele impresso em papel, mas sim, aquele expresso em atitudes, e estas vem da prova do amor.

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 10 de junho de 2013

DOS ESPINHOS ÀS ROSAS

Eu prefiro passar todos os dias por um caminho onde existe um jardim, colher uma pequena rosa e leva-la até o meu amor do que comprar caminhões cheios de buquês de rosas enfeitadas e perfumadas artificialmente. Prefiro ter o meu pequeno esforço de colher uma rosa e me furar com os espinhos do que deixar que outras mãos colham, vendam e lucrem com o meu amor. Prefiro passar pela beleza natural de um jardim do que entrar em comércio de homens de olhos gordos por pratas. Prefiro dos pequenos detalhes da vida cultivar um grande amor, do pouco se iniciar uma grande obra, de pequenas rosas fazer o meu próprio buquê. Um dia o grande se tornará pequeno e o pequeno se tornará grande, este é o grande mistério da vida. Da vida podemos concluir que as rosas são belos presentes desde muitas épocas, mas por detrás de uma mão que a entrega deve existir um pequeno e grande gesto de entrega e amor.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 6 de junho de 2013

CONHECER O CAMINHO, PERCORRER O CAMINHO

A vida possui uma avenida com duas vias, indo e voltando, dois sentidos, contrários, mas que nos levará a uma direção. Existe a estrada do conhecimento onde percorremos para nos prepararmos, estudarmos a vida, os conceitos, os desejos, planos e os sonhos. Na estrada do conhecimento você percorre parado, estudando metas e objetivos. Existe também a outra estrada que a do exercício do conhecimento, onde você agora se movimenta, põe em prática o que aprendeu, percorre o que estudou, coloca em prática tudo aquilo que viu e sonhou. Você verá que percorrendo esta estrada você notará diferenças, você notará situações diferentes, imprevistas, precisará tomar decisões e fazer cálculos que não estavam no quadro negro. Existe um retorno em dado momento onde você pode acessar a estrada do conhecimento e a estrada do exercício do conhecimento. Você não poderá passar muito tempo em uma delas, pois você poderá se perder, poderá ir somente a uma direção. Você verá que nem sempre conhecer o caminho e percorrer o caminho são exatamente a mesma coisa. Como diz a famosa frase: “A prática difere da teoria”.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

ORAÇÃO, ORAR + AÇÃO

Quando Paulo e Silas foram maltratados e jogados algemados dentro da cadeia a única coisa que usaram foram as últimas forças que tinham para cantarem e louvarem à Deus enquanto podiam. Não era show de louvor, não era clamor pelas causas impossíveis, não eram clamores por aumento de fé e bens materiais, apenas prestaram homenagem a Deus por sofrerem pelo nome Dele. Tem pessoas que oram, rezam, clamam a Deus que as ajudem em suas vidas. Oram todos os dias para que Deus cuide de suas vidas, como por exemplo em uma relação. Oram mas não cuidam um do outro, oram mas desprezam, oram de novo e maltratam, oram de novo e agridem com palavras. Onde iremos parar? Orar e agir. Mas agir de que forma? Se tudo não estiver dentro dos planos e propósitos de Deus, podemos orar e podemos agir mas nada irá mudar, pois a mudança deve primeiro partir de dentro de nós, do interior para o mundo. As circunstâncias mudam, mas a nossa fé não deve mudar de acordo com elas, o desejo da salvação deve ser o mesmo. Os apóstolos foram salvos porque tinham a importantíssima missão de pregar o Evangelho pelo mundo e não para prosperarem. Os apóstolos sofreram muito por causa de Jesus, mas nós temos o Novo Testamento, um grande tesouro. Não é orar com ação é a ação de orar, pois oração é a maior atitude que temos perante Deus.


domingo, 2 de junho de 2013

NAMORO SANTO

Quando se fala em namoro santo a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas e no campo da sexualidade. Namoro santo vai além da renúncia do ato sexual do casal. Para muitos isto é coisa do passado, que se há paixão entre os dois e consentimento da relação entre as famílias a vontade sexual deve ser satisfeita. Quando se fala na palavra “santo”, lembro-me do Espirito Santo com seus dons e frutos. O namoro santo é aquele onde há: amor, paciência, sinceridade, cuidado, amizade, respeito, espaço, fidelidade, companheirismo. O namoro santo é aquele onde os dois chegam mais perto de Deus, onde caminham juntos para os braços do Pai. Namorar é uma responsabilidade, namoro é uma preparação para o matrimonio. Fora disso você pode dar qualquer outro nome, mas namoro não, pois namoro é amor, e o amor é Santo, pois vem de Deus. 

Alexandre Trajano de Lima



sábado, 1 de junho de 2013

"Deus não nos odeia por causa dos nossos pecados, Ele nos ama e nos perdoa sempre. Mas quando você entender o grandioso mar do amor de Deus na sua vida, você irá sentir repulsa ou desgosto pelo pecado. Você não come algo insosso, só se tiver com muita fome, assim o pecado se tornará insosso até você vomitá-lo, fazendo isto teu interior se purificará todos os dias."

Alexandre
"Deus não nos odeia por causa dos nossos pecados, Ele nos ama e nos perdoa sempre. Mas quando você entender o grandioso mar do amor de Deus na sua vida, você irá sentir repulsa ou desgosto pelo pecado. Você não come algo insosso, só se tiver com muita fome, assim o pecado se tornará insosso até você vomitá-lo, fazendo isto teu interior se purificará todos os dias."

Alexandre