domingo, 29 de junho de 2014

UMA RAZÃO PARA PARTIR

Nos instalamos em um lugar, tudo é perfeito, tudo é paz, é maravilhoso. O tempo vai passando e começamos a ver os erros do lugar, começamos a ver um monte de erros. Vamos compreendendo que a convivência mostra quem realmente somos de verdade, e o lugar onde estamos. Partimos para outro lugar e vivemos sempre fugindo. Uma voz te mandar partir, mas uma voz ainda maior de manda ficar. Deus não nos quer pessoas perfeitas em lugares perfeitos. Deus nos quer perseverantes para mudarmos o lugar mais perfeito, e ao mesmo tempo imperfeito, para que Ele possa morar, que é dentro do nosso coração.


Alexandre Trajano de Lima


CORAÇÃO DE PEDRA

Ser forte e rígido por fora, não significa necessariamente que é forte por dentro. A dureza nas atitudes, pode significar um coração de pedra. Um aparente equilíbrio por fora, pode significar atitudes duras por dentro. Um simples cruzar os braços, denota que a pessoa não está afim de conversa, perceba. Os problemas e as preocupações da vida faz-nos sermos mais duros com os outros, sermos orgulhosos, passando por cima de todos em nome do nosso futuro – nosso futuro pertence a Deus. Um coração de pedra um dia se quebrará e veremos as lágrimas daqueles que diziam que nunca sofriam, mas só estavam querendo ser maduros. O amor é o melhor amadurecimento que uma pessoa pode alcançar.

Alexandre Trajano de Lima


TU AMAS?

Pedro negou Jesus porque viu que de fato seguir Jesus, iria dar onde? Na Cruz. Pedro caminhou com Jesus, mas viu que tudo terminava e começava na cruz. Pedro teve medo e negou. Mais tarde Pedro diria a Jesus: Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que Te amo! Pedro queria dizer; Senhor, andei contigo, fraquejei, fui falho, fui rude, vacilei na fé, cortei a orelha de um soldado, te neguei, sou fraco e pecador, mas tu sabes que te admiro e que o Senhor é meu salvador. Mais tarde vemos Pedro que não aceita ser crucificado do mesmo jeito que o seu mestre. Seguir Jesus é abraçar a cruz, é reconhecer nossa incapacidade. Só nos resta ter mais amor no coração, pois foi esta a única pergunta que Jesus fez a Pedro – se ele tinha amor no coração.


Alexandre Trajano de Lima


sábado, 28 de junho de 2014

CONSELHOS PARA UM JOVEM CORAÇÃO

Sei que você tem pressa e quer resolver tudo logo. Em apenas uma semana você quer resolver algo que demoraria anos para ser concluído. Nós sempre acabamos quebrando o pote, porque vamos sempre com muita sede a ele. Entenda que a vida é feita de fases e que cada coisa há de acontecer no seu devido tempo. Apenas se esforce para se conhecer mais e dê pequenos passos. Não se entusiasme demais com suas idéias, isso pode ser um fogo passageiro. Você está passando por cima de todos por causa do orgulho. Eu acredito que um dia você me ensinará as maravilhas de Deus e eu estarei esperando você subir lá e ser um exemplo de um coração cheio de amor.


Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 27 de junho de 2014

TUDO PASSA

Lembro-me do tempo que tinha medo do escuro. Pedia a minha mãe para acender a luz para que eu pudesse ir ao banheiro. O tempo passou e eu mesmo acendo a luz e já não durmo mais no quarto de minha mãe. Tudo passa. Você já percebeu que o que você queria ontem pode ter mudado hoje? Há alguns que vivem na indecisão, esses não sabem o que querem. Tudo passa. A dor que você sente hoje, será a cicatriz do amanhã. Tudo contribui para a nossa formação de vida. Alguns se voltam para o bem e outros para o mal. Tudo passa. Espere passar, espere amadurecer, espere ainda mais, espere tudo passar, espere passar tudo, para o tempo de Deus.


Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 25 de junho de 2014

MUITAS PALAVRAS

Passamos uma boa parte do dia falando coisas bobas. Brigamos, xingamos, ofendemos, gastamos um livro de palavras ao outro, mas nem sequer temos coragem de dizer: eu te amo. Há pessoas que falam muito, mas não dizem nada. Há uma palavra que quando dita, fala tudo: amor. Não temos coragem de dizer eu te amo aos pais, ao marido, a esposa e aos filhos. Há pessoas que nas suas atitudes, simplesmente amam. Não gaste tantas palavras – como estas minhas – para dizer a quem cuidou de você, em um gesto simples que não exige tantas palavras, mas apenas a coragem e o amor dentro do coração para simplesmente se dizer: EU TE AMO.

Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 24 de junho de 2014

APENAS SORRIR

Passei por vários momentos da vida. Nas alegrias e ainda mais nas tristezas eu sempre via alguém sorrindo para mim. Era um rosto e um sorriso diferente a cada dia. Eu me sentia louco. E por mais que eu chorasse, mais esse rosto sorria. A vida me ensinou que o Salvador do mundo esconde-se em nossa rotina, esconde-se entre os rostos, olha em nossos olhos e apenas sorri. Compreendi que Ele estava comigo o tempo todo, escondido no coração e na necessidade do outro, de apenas receber de mim um sorriso de volta. Deus se esconde nas pequenas coisas da vida.

Deus se esconde na tua rotina.

Alexandre Trajano de Lima


segunda-feira, 23 de junho de 2014

MEU AMIGO

Quero lhe apresentar um amigo. Chama-O de amigo porque Ele me disse tudo o que o Pai queria me dizer. Converso com Ele todos os dias, conto tudo para o meu amigo. Você não me viu chorando, mas Ele viu; você não me viu triste, mas Ele viu; você não me viu alegre, mas Ele viu; você não viu os meus pecados, mas Ele viu; e você não sabe do que eu preciso, mas Ele sabe. Quem é amigo, sempre apresenta um grande amigo. Quando há amor e consideração, sempre apresentamos quem gostamos. Nunca estou só, porque Ele está sempre comigo. Quem é amigo do meu amigo, também será meu amigo.

Quem é o seu melhor amigo?

Alexandre Trajano de Lima


DESPREZO

Um dia alguém me disse que era melhor dar desprezo a alguém que não devolve atenção. Fui procurar nos Evangelhos se Jesus Cristo teria dito algo assim aos seus discípulos. “Mansos como os pássaros, mas ágeis como as serpentes” – amor e sabedoria. Desprezo é algo muito forte – silêncio em oração pela causa de alguém é a atitude mais sábia. Então, ao invés de você dar desprezo a alguém, dê-lhe um momento de silêncio - para você também – e permaneça em oração.

Porque não podemos dar a alguém aquilo que não gostaríamos de receber em troca, não é mesmo?!

Alexandre Trajano de Lima



domingo, 22 de junho de 2014

DEUS PERTO

Certo dia observei uma criança que estava com mãos juntinhas, fazendo uma posição de quem estivesse orando. Essa imagem nunca saiu da minha mente até hoje. Nós sempre procuramos os melhores lugares para podermos ver Deus. Entendi que o ser humano precisa de controle, precisa de regras. Que pena que essas regras acabam deixando as pessoas aprisionadas. Que pena que as pessoas excluem as outras facilmente de suas vidas como se fossem descartáveis. Você pode dançar com uma multidão e sair dali vazio. Você pode encontrar-se frente a frente com um doente e sair dali curado (a).
Alexandre Trajano de Lima


sábado, 21 de junho de 2014

A HUMILDADE DISTANTE

Fui encontrar aquele homem que todos admiravam. Eu pude ver a sua humildade e humanidade. Parafraseando Jesus Cristo: há humildes desde o ventre materno; há humildes feito pelas mãos das pessoas e há humildes que a si mesmos se fazem de humildes. Os passos que damos, tem que ser firmes no chão, senão nos perdemos da caminhada. O problema é que damos muito crédito as coisas grandiosas e esquecemos das coisas pequenas – e muito provavelmente Deus transformará as pequenas coisas da vida, nas melhores coisas da vida.


Alexandre Trajano de Lima


sábado, 14 de junho de 2014

GRANDES PODERES – GRANDES DESASTRES

É certo que dizem que o poder corrompe as pessoas. Os humildes se tornam orgulhosos, e de certo também, os orgulhosos se tornam humildes. Há pessoas que sacrificam um apenas pelo bem de uma multidão, como fizeram com Jesus Cristo. Devemos ter sabedoria e os pés no chão ao lidarmos com as responsabilidades. Temos que nos abastecermos para podermos passar aos outros. Como podemos dar o que não temos, não é mesmo?! As pessoas se corrompem porque na verdade, no fundo, talvez, elas estejam servindo apenas a elas mesmas.


Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 13 de junho de 2014

NÃO HÁ ÁGUA

Eis os princípios para plantarmos: escolhemos uma boa terra, capinamos, plantamos, regamos e esperamos dias após dia. Assim acontece com as nossas vidas, se diariamente não regarmos e esquecermos a nossa planta, ela morrerá. Se não soubermos cultivar as amizades, as serenas atitudes, as palavras, a nossa plantação morrerá e ficaremos sozinhos. Se ficamos preocupados demais e esquecemos o essencial, todo o nosso esforço será em vão. Plante, capine, espere e regue diariamente a semente do amor dentro do teu coração.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 12 de junho de 2014

AFASTE-SE!

Como se diz no proverbio: “o grande sábio duvida daquilo que diz. “; “o sábio pensa antes de falar. ” Então, quem diz que chegou no ultimo grau de sabedoria, pode estar vivendo um grande orgulho. Falamos para as pessoas colocarem os seus dons a serviço do Reino de Deus. Mas quando alguém se destaca melhor do que nós, ficamos com ciúmes. A Igreja é um corpo, cada membro desempenhando a sua função. Mas nós queremos tudo para nós. Se eu criei algo, então ninguém pode chegar e colocar a mão. Precisamos ter cautela naquilo que dizemos e fazemos, senão estaremos afastando as pessoas de Deus ao invés de aproximá-las de Deus.

Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 11 de junho de 2014

VOCAÇÃO

A raiz da palavra vocação significa “chamado”. É um anuncio no megafone para ver se você atende ou não. Percebo que muitos passam por uma experiência vocacional, não conseguem deixar família, amigos e amores, enfim saem. Mas fica ainda aquele incômodo no coração, fica aquele chamado, pois nunca deixamos de ser chamados por Deus. Não se preocupe em colocar um título antes do seu nome, mas sim, de colocar um título de amor antes da sua vida. Se você abrir os olhos, verá que tudo ao seu redor pertence a Deus, e se tudo pertence a Deus, então você saberá o que fazer. Deus te chama, chame-o de volta.

Alexandre Trajano de Lima



EXCLUSÃO DIGITAL

A internet aproximou palavras, mas afastou sentimentos. Entre curtidas e compartilhamentos, parece que há um sentimento implícito. Entre não curtidas e não compartilhamentos parece que há um sentimento implícito. Criamos um elo e afastamos um elo. Um simples abraço se tornou digital. Agora digitalizamos os sentimentos. Publicamos frases, mas arquivamos sentimentos. Publicamos fotos, mas escondemos os retratos das atitudes. Nos abarrotamos de informações, mas excluímos o silêncio. Quantas e quantos não foram excluídos da era digital. Com um clique fazemos amigos e com um clique fazemos inimigos.
Alexandre Trajano de Lima


VOCAÇÃO

A raiz da palavra vocação significa “chamado”. É um anuncio no megafone para ver se você atende ou não. Percebo que muitos passam por uma experiência vocacional, não conseguem deixar família, amigos e amores, enfim saem. Mas fica ainda aquele incômodo no coração, fica aquele chamado, pois nunca deixamos de ser chamados por Deus. Não se preocupe em colocar um título antes do seu nome, mas sim, de colocar um título de amor antes da sua vida. Se você abrir os olhos, verá que tudo ao seu redor pertence a Deus, e se tudo pertence a Deus, então você saberá o que fazer. Deus te chama, chame-o de volta.


Alexandre Trajano de Lima


domingo, 8 de junho de 2014

VOCÊ VAI!

Lembro-me há um bom tempo atrás quando fui fazer experiência para entrar no quartel e vi a dureza que seria, então, voltei para casa dizendo que não iria mais. Minha mãe falou: Você vai! Obedecendo a voz da minha mãe, voltei, aguentei e passei quatro anos servindo. Compreendi que se não fosse o incentivo da minha mãe, eu teria fugido, e ainda hoje fugiria dos compromissos da vida. O segredo é começarmos algo e terminarmos, pois assim criamos um espirito perseverante. Achamos que a melhor coisa para resolver algo é virando as costas. Fugir nós podemos até fugir, mas nunca poderemos fugir de nós mesmos.
Alexandre Trajano de Lima


sábado, 7 de junho de 2014

OS DOIS LADOS DA VIDA

Se você quiser entender os pássaros, seja com os pássaros. Se você quiser entender o vento, seja como o vento. Se você quiser entender o silêncio, seja como o silêncio. Se você quiser entender o deserto, seja como o deserto. 
Se você não estiver inserido no ambiente que te cerca, você não poderá entender a natureza que te cerca, e, se você já estiver inserido e não compreende, então você será como um ser totalmente fora do seu habitat natural.
Alexandre Trajano de Lima


sexta-feira, 6 de junho de 2014

A PRINCESA E A COROA

Bem, ela sabia, e bem havia provado que sua beleza e o seu castelo não lhe davam o necessário. Ela acabou percebendo que beleza e poder, sem a riqueza interior, acabavam afastando os verdadeiros. Cada princesa no seu castelo. Ela acabou percebendo que segurando algo tão forte em suas mãos para que não fugisse, acabava matando-o. Ela acabou percebendo que o amor não dá para ser vivido em um trono, mas sim, em um campo de batalhas. Ela enxergou que sua beleza não dava mais tempo de pensar em mais nada, a não ser, alimentar os olhares de cobiça. Cada pessoa tem... Aquilo que ela mesma dá ao seu próprio reino.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 5 de junho de 2014

ESTRELAS MORTAS

O orgulho afasta as pessoas umas das outras. O orgulho mostra uma face escondida nas profundezas da alma. O orgulho exala um cheiro que causa o mal estar. O orgulho de ser, e, o orgulho de não aceitar que os dons vêm do céu. O orgulho de não aceitar que até o mal tem talento. O orgulho de ser melhor do que o outro. O orgulho faz os outros quererem ser estrelas – algumas estrelas já sumiram do universo, vemos apenas uma luz distante. O orgulho revela ou não revela algo escondido no coração.

Alexandre Trajano de Lima


LEI UNIVERSAL

Se todo o universo propicia a vida, se astros e estrelas contribuem para que haja vida, se há uma complexidade e um extenso universo para que uma simples flor nasça e morra, então porque não dizer que tudo funciona na lei do amor, porque não dizer que o amor é a única vida que gera uma nova vida dentro do nosso coração?

Alexandre Trajano de Lima


SENTIMENTO REAL

Eu havia chegado ao campo de flores, mas todas eram iguais, as cores bem que ofuscavam os meus olhos. Assim como os bebês reconhecem a voz da mãe e se acalmam com ela, em meio a tantas vozes, fui guiado àquela flor. Me abaixei para que eu pudesse vê-la mais de perto. Espetei-me! Fui ferido! Acabei percebendo que o sentimento mais terreno e realista era a dor. Lembrei-me das dores do Salvador da Cruz. Eu não poderia lutar contra a natureza de uma flor, mas eu precisava lutar comigo mesmo para aceitá-la do jeito que a natureza de Deus a fez.

Alexandre Trajano de Lima


quarta-feira, 4 de junho de 2014

BAGAGENS

Carregamos a nossa bagagem nas costas. A casa de cada pessoa define a realidade de cada pessoa. Por isso muitos não se conhecem, pois não veem a realidade de onde nasceram e cresceram. Traumas, vícios, desejos, medos, dúvidas, enfim, tudo está dentro da bagagem – organize-a. Quando passarmos por dez lugares diferentes e não dermos certos em nenhum desses lugares, paremos e pensemos um pouco, que talvez o problema não estava nos lugares por onde nós passamos, mas sim, em nós mesmos - cheque a sua bagagem pessoal.

CHEQUE O SEU CORAÇÃO

Alexandre Trajano de Lima


EQUILIBRIUM

Quando estamos em paz, temos uma mente mais liberta para tomarmos decisões. Nós sempre queremos perseguir a nossa “lenda pessoal” (Livro o Alquimista), negamos certos pontos importantes ao longo do caminho. A vida nem sempre vai nos dar o lado mais doce, mas muitas vezes, o lado mais amargo – quando você provar o doce, você terá a sensação de descanso. Quando estamos equilibrados vemos tudo por outra perspectiva e sabemos quando devemos continuar em algo ou parar. Essa busca está constantemente numa busca em Deus. Não aprisione-se nas coisas que passam, mas vide as coisas eternas, coisas de Deus. Ore e tenha a paz que tanto precisamos.
Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 3 de junho de 2014

Tão jovem! Tão bela!

Te encontrei muito ferida, carregando muitos fardos da vida, precisando de cuidados: atenção, carinho, alimentação e um olhar de ternura.


Tão jovem! Tão bela!

Mas estás perdendo a tua brandura. Essa tua dor causou em mim uma dor. Uma dor que parece não haver cura.

Tão jovem! Tão bela!

Te via sempre em meus sonhos pedindo socorro, mas via tuas costas e um abandono. Não achava que o tempo fosse passar assim. Afastamo-nos do criador – caímos no sono.

Tão jovem! Tão bela!

Viajei para muito longe para encontrar a tua cura, o remédio para sarar as tuas feridas. Não houve despedidas.

Tão jovem! Tão bela!

Um rosto do amor, que me faria criar um outro rosto do amor, que eu já estava amando antes de nascer. Eu iria ser muito feliz vendo esse rosto crescer.

Tão jovem! Tão bela!

Estou ferido, mas aguento, não posso recusar este pedido de socorro. Entendi que esse remédio havia acabado em sua família. Precisava ir para bem longe!

Tão jovem! Tão bela!

Voltei, encontrei o remédio, tome, te sararei, te renovarei, me dá o teu fardo, descansa, não lute comigo, não bate em mim, não me perfure, estás agitada, calma, te trouxe o remédio, sofri muito, bebe, dorme, sonha, acorda feliz, te receberei com um olhar de ternura e um sorriso bobo.

Tão jovem! Tão bela!

Mas já recebeu o remédio do amor de Deus. 

segunda-feira, 2 de junho de 2014

“O CAÇADOR DE PIPAS”

Estamos tão distantes, somos tão frágeis que voamos controladamente ligados a um frágil fio de vida. Com um pequeno vento podemos levantar voo. Quanto mais se solta a linha, mais distante ficamos, mais os ventos fortes balançam a estrutura frágil que temos. O caçador de pipas, o soltador de pipas. Quem estará mais distante? Quem está voando no céu da vida, o que está na terra segurando as pontas ou o que está no céu à mercê dos ventos? Cada vez que descarrilhamos, mais distante ficamos. Muitos já quebraram as suas linhas e voaram para um destino não conhecido. As suas cores desbotaram e não voam mais.

Quem está distante, você ou Deus?

Alexandre Trajano de Lima



domingo, 1 de junho de 2014

REFORMANDO-SE

Encantei-me com o seu jeito. Eu sabia que aquele jeito reprimido escondia algo. Sou atraído pelos tímidos, para mim, escondem algo valioso, escondem um poder tão grande que não conseguem segurá-los. Observei aqueles que faziam de tudo, eram excelentes em tudo, arrancavam suspiros, mas no final das contas, gastavam tudo e acabavam correndo. Quando enjoavam daquilo pelo qual estavam lutando, fugiam. Encantei-me com o seu jeito - calma, serena, calada – para mim exalava algo que ninguém possuía – o amor pelos pobres de espirito. Eu sabia que nem todas as ostras possuem pérolas, eu sabia que todo ouro é feito no fogo, e ainda mais, eu sabia que todo cristão é formado no Amor de Cristo.

Alexandre Trajano de Lima