quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

OCIOSIDADE ESPIRITUAL

 Assisti um filme que criminosos sequestravam jovens que estavam jogando bola na rua para se tornarem soldados do mal. Esses jovens não tinham opção de escolha, ou se tornavam parte ou morriam. Isso me fez pensar em nossa vida espiritual; quando estamos ociosos ficamos à mercê de nos pegarem para caminhos errados. Nós temos que procurar formação para entendermos qual o melhor caminho. Aliás, nós até sabemos o melhor caminho, mas por ignorância, orgulho e prazer, preferimos o caminho errado. Não precisamos passar o dia todo de joelhos rezando. Em nosso dia dia devemos nos lembrar de Deus e de Sua Santa Graça. Ser preguiçoso na vida espiritual pode significar uma alma perturbada que ainda não foi curada. Por outro lado, há também aqueles que estão tão ocupados que não reservam um momento para ficar à sós com Deus.

Alexandre Trajano de Lima

sábado, 4 de dezembro de 2021

A ESPIRITUALIDADE NO FUNDO DO POÇO


Deus nos leva a caminhos misteriosos. Eu sempre acabava sozinho dentro de uma Igreja. Precisamos perseguir a nossa Missão sem dependermos dos outros - talvez seja isso que Cristo nos disse que deixemos até os pais para Segui-Lo, mas isso não quer dizer abandoná-los, e sim, não sermos preguiçosos no trato bem do próximo sem medo da solidão. Deus nos leva ao fundo do poço para possamos suportar subir à superfície. No fundo do poço não tem ninguém, porque são poucos os que Deus escolhe para ir lá. E quando você sair da caverna até o próprio diabo tera medo de você. 

Alexandre Trajano de Lima 

É MELHOR NÃO MEXER MAIS NESSE PASSADO

Relembrar o passado é uma forma de corrigimos as nossas ações. Mas é melhor deixar as coisas lá mesmo, no passado. Não adianta ficar se martirizando pelo o que fez ou deixou de fazer. Se culpar pelo que aconteceu no passado só trás doenças para nós. Precisamos tomar decisões e seguir em frente, mesmo que essas decisões tragam consequências difíceis. Faz parte de uma mente forte aceitar suas limitações e erros. Dizem que a depressão é "a doença do passado" e a ansiedade é a "doença do futuro"; vivemos o hoje e foi isso que Deus nos deu. É melhor não mexer mais nesse passado, deixo-o partir.

Alexandre Trajano de Lima 

sábado, 27 de novembro de 2021

O VALOR QUE VOCÊ TEM


Quando vamos vender um produto, colocamos o nosso preço. Quem vai comprar sempre acha ruim do preço e faz uma proposta abaixo do valor que pedimos. E assim fica uma discussão sobre o valor que o produto vale. Nao importa o que os outros acham de você o importante é como Deus te vê; e também o valor que você se dá. Para algumas pessoas nós não temos valor nenhum, sempre irão nos criticar, mas para Deus, temos o valor do Sangue de Cristo derramado na cruz.

Se ame em Deus.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A PESSOA ERRADA QUE PROCURA DEFEITO NOS OUTROS

Existe uma grande briga entre o eu e os outros ao meu redor. Certa vez alguém chamou uma pessoa de mesquinha, sendo que ela fica com ódio com alguém coloca as mãos "num palito de fósforo" que ela comprou. Já vi alguém cobrar dos outros pontualidade, sendo que ela não faz nada no tempo certo. Então enxergamos nos outro algo que está em nós. Não conseguimos mudar a nós mesmos, e externamos nos outros.


"O que você vê no outro é sempre um reflexo seu, porque só te incomoda no outro o que tem ressonância em você."

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

ESTE MUNDO É PARA QUEM É FORTE PSICOLOGICAMENTE

Na família, você vive aquelas brigas entre irmãos, por heranças, por casas, terrenos, carros... Há pais e mães que só a misericórdia de Deus mesmo, sem vocação nenhuma para educar filhos. Na segunda-feira você vai trabalhar, num ambiente de fofocas, com chefe opressor, clientes aborrecidos e colegas de trabalho querendo tomar seu lugar. No final de semana você vai para Igreja e lá também, nos grupos, tem olhares de condenação, fofocas, indiferença e brigas pelos primeiros lugares; porque a igreja também é frequentado por pessoas e pessoas são imperfeitas - essas mesmas que estão nas famílias e nos trabalhos, etc. Então, a quem nós vamos nos agarrar se passamos por vários lugares e esses lugares tem muitos problemas, se não a Jesus O perfeito, O santo, O salvador. O nosso consolo está num lugar de silêncio, numa paz que buscamos em Deus. Talvez o lugar não seja o problema, e sim o nosso amor próprio, o aceitar as nossas limitações, os nossos erros. Também existem pessoas perfeccionistas, que se não agradar a todos, eles adoecem, se isolam. Precisamos manter a nossa saúde mental neste mundo cheio de pessoas doentes.

Alexandre Trajano de Lima

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

PESSOAS ESPIRITUAIS PARA COISAS ESPIRITUAIS



O homem ou a mulher de Deus, movidos por uma grande experiência espiritual e de oração, constroem grupos, comunidades e até Igrejas. Essas pessoas não irão viver para sempre então, alguém vai ter que tomar de conta. Só que as pessoas que ficam nem sempre terão a mesma motivação e contemplação espiritual que os fundadores tiveram. Por isso que entregar coisas espirituais nas mãos de pessoas materiais corre o grande risco dos projetos acabarem.

Alexandre Trajano de Lima 

terça-feira, 26 de outubro de 2021

O DEUS ESCONDIDO DENTRO DE TI


Você viveu tantos amores e sofreu. Teve tantas amizades e foi traído(a). Ajudou a tantos e se afundou em dívidas. Procurou tanto a felicidades fora e só encheu o travesseiro de lágrimas. Fez de tudo para ser aceito(a). Agora que tu sofreu bastante, começou a se cuidar. Começou a se amar e a se impor. Não quer viver mais os sonhos dos outros,  mas os teus. Tu percebeu que se escondia na caridade dos outros e tu podias até fazer isso sozinho(a), tu tinhas capacidade e fé para isso. Percebeu que cuidando de si as coisas começaram a evoluir?! Este é o teu melhor momento, não deixe ninguém te chamar de egoísta - cuidar de si para cuidar dos outros. Esta foi a tua maior batalha: deixar de procurar lá fora aquilo que já estava dentro de ti.

Alexandre Trajano de Lima 

O HOMEM ERRADO QUE PROCURA DEFEITO NOS OUTROS

Tenho observado que a maioria das pessoas muito exigentes com suas coisas, não consegue cuidar das coisas dos outros. É um comportamento egoísta, ao ponto de não conseguirmos enxergar que os outros também tem os mesmos direitos que nós temos. Daí surge então a cobrança que não fazemos a nós mesmos procuramos nos outros. É ensinar mais não aprender; é corrigir e depois errar; é pecando e apontando o pecado dos outros. Também tem aqueles que tem o vício da cobrança, da liderança, de demonstrar autoridade em público... de alguém que nunca teve nada e passou a ter, e agora defende com todo o seus egoísmo para que não levem nada. E no meio disto tudo não conseguimos nos achar, nos encontrar, porque a cobrança que fazemos aos outros não fazemos a nós mesmos.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O BEM QUE SE FAZ




Um dia cheguei na parada de ônibus e vi um senhor esperando o transporte. Quem olhasse para ele pensava que era um que acabara de sair de um bar - eu mesmo tive esse pensamento. Quando o ônibus chegou ele falou algo para mim que eu não entendi, eu achava que ele queria que eu pagasse a passagem dele, mas aconteceu o contrário, ele que pagou a minha. Eu nunca tinha visto esse senhor. Eu fiquei sem palavras diante disso. Nesse mundo há pessoas de todo o tipo; Gente rica egoísta e mal educada, e gente maltrapilha que faz caridade a estranhos e tem uma boa conversa; pessoas religiosas profanas e gente pecadora que ama fazer o bem sem olhar a quem.

Alexandre Trajano de Lima 

terça-feira, 19 de outubro de 2021

O PERDÃO

 Há tempos atrás passei por uma crise financeira muito grande. Meus pais me ajudaram a pagar minhas dívidas e também outras pessoas. 

domingo, 3 de outubro de 2021

O OLHAR

Eu acho que era isso que Jesus enxergava nas pessoas, o lado bom escondido nelas e o potencial de cada uma. Qual foi o potencial de Zaqueu, o cobrador de impostos? "Senhor, eu vou restituir quatro vezes mais aquilo que eu tomei das pessoas."
Esse era o potencial de Zaqueu, só não apareceu alguém que o enxergasse de verdade e, o encorajasse a fazer isso, até o dia que Jesus o exergou e entrou na sua casa.

Alexandre Trajano de Lima 

sábado, 25 de setembro de 2021

UMA VIDA SEM PROPÓSITO

- Eu não tenho um propósito de vida!
- Sério?! Pense naquilo que você é ruim, que te faz ser "sujo" todos os dias.
- Agora pense em como superá-lo e ensinar as pessoas a não viverem da mesma forma autodestrutiva que você viveu. Aí está o seu propósito de vida!

Alexandre Trajano de Lima 



domingo, 19 de setembro de 2021

FALAR MAL DO OUTRO


Interessante que a gente não se reúne para falar bem do outro. O que há por trás de falarmos mal do próximo? Quando falamos mal do outro, nos colocamos como superiores em relação a pessoa. É o "ego" falando, tomando posse da perfeição. Somos egoístas e possessivos por natureza, então: "sou perfeito em atitudes enquanto o outro é falho." Quando elogiamos alguém, acontece o inverso, nos colocamos na posição "de baixo" enquanto o outro se sobressai melhor que nós - por isso é tão difícil elogiar. E ainda mais, nós perseguimos os nossos defeitos nos outros. Nós sempre queremos estar no topo e não embaixo, portanto, vamos sempre falando mal do que não vemos e nem conhecemos. "Cuidado para que a luz que há em ti não sejam trevas." Jesus quando foi preso, olhou Pedro nos olhos, depois que este o negou. Jesus não olhou para ninguém, Ele fitou Pedro no meio da multidão. Elogie mais, se coloque em humildade, não viva falando mal de quem você não conhece  e nem sabe das profundezas do coração. 

Alexandre Trajano de Lima 

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO

Como ter essa conversa libertadora e sem julgamentos? Como entrar na vida, na intimidade e na casa de uma pessoa sem julgamentos e condenações?("Não se preocupe, não vou reparar na bagunça") Como olhar uma alma humana, na sua essência, e extrair dela o bem que ela fez por mim? Como entender, que como pecador, não sei nem o futuro e nem a conversão de ninguém? Não é para isso o Evangelho de Cristo?! Libertação! Esperança! Fardos leves! Como olhar nos olhos de alguém e mostrar o amor que Deus sente por mim?

Alexandre Trajano de Lima 



segunda-feira, 16 de agosto de 2021

UMA FÉ OUSADA


"Se apenas tocar no seu manto serei curada"; "Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e o meu servo será curado"; "Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?"...são frases ditas por homens e mulheres usados por Deus num momento único de suas vidas. Ninguém ensinou eles a pensarem e agirem assim. Esses servos entenderem o poder de Deus e agiram com foco e fé. Que Deus nos dê a Graça de uma fé ousada e não vacilante, para que saibamos enfrentar os nossos obstáculos. Para que você possa dizer: eu posso e vou sair dessa situação.

Alexandre Trajano de Lima

quinta-feira, 17 de junho de 2021

NO BRILHO DO MEU OLHAR


Senhor, as pessoas precisam te ver no brilho do meu olhar. Se eu não te encontro, não consigo dizer aonde Tu estás. Se não te sinto, não consigo falar do Teu Amor. Se não te tocar, não conseguirei ser mãos caridosas. Se não te verem ao meu redor, será difícil falar de Ti e afirmar que Tu estás comigo. 

Alexandre Trajano de Lima

terça-feira, 15 de junho de 2021

O TEMPO DE DEUS


Já imaginou você falar para Deus: Senhor o tempo está passando, a minha vida está passando, todos lá fora estão vivendo suas vidas enquanto estou aqui no quarto escuro! Quanta audácia resmungar para Deus que Ele perdeu o tempo e o controle de tudo. Pois este era o pensamento deste que vos escreve. No tempo devido Deus virou minha vida como se faz com uma ampulheta - e outra contagem de tempo começou. Existe uma grande relação que devemos seguir: eu com a vida e a minha vida com Deus. Talvez seja melhor desacelerar um pouco e perceber as maravilhas que antes não percebíamos. Não tenho dúvidas de que Deus irá me virar de ponta cabeça e outra história da minha vida começará.

Alexandre Trajano de Lima

quinta-feira, 10 de junho de 2021

HOMENS GALILEUS, PORQUE ESTAIS OLHANDO PARA O CÉU?


Quando Jesus ascendeu ao Céus os discípulos ficaram parados olhando. Os Anjos os advertiram a seguir sua Missão e descer do monte. O cristão quer viver somente das coisas do céu esquecendo da sua vida na terra. A nossa vocação é viver. Sem vida, não sabemos o que fazer. Concluímos etapas, mas ficamos olhando para o Céu esperando sinais de Deus, esperando o que fazer. "Há momentos na vida que Deus some", e nós voltamos à nossa dura realidade. Nós vivemos de experiências do alto sim, porque senão nunca teremos inspiração para nada. Olhamos ao nosso redor e não sabemos o que fazer. Achamos que viver é só ter prazer em tudo. Deus some dos nossos sentidos, e o que resta foi a vida que Ele nos deu para construir um pedaço do Céu aqui na terra. Deus disse a Adão: sede férteis e multiplicai-vos; dominai a terra e os animais em geral. Está ai a primeira vocação! Viver! Fazer as pazes com a vida e reconhecer os nossos pecados, é um grande passo para se chegar ao Céu.

Alexandre Trajano de Lima

quarta-feira, 9 de junho de 2021

NINGUÉM VAI PARAR SUA VIDA PARA ESPERAR POR VOCÊ


• Continue fazendo o bem que você faz para Deus ajudando os outros. Melhor desistir de todos os seus sonhos, menos de desistir de espalhar o Reino de Deus;
• Invista em você mesmo: procure se curar mentalmente, evolua, não falo de vida profissional ou financeira, eu falo de viver a vida que Deus nos deu, de ter alegria e satisfação, de criar algo, de fracassar e tentar novamente... VIVA!;
• Espere por Deus: Deste vem a melhor Justiça e a melhor recompensa. Não pare sua vida por ninguém, pois ninguém vai parar a sua vida para esperar por você."

Alexandre Trajano de Lima

segunda-feira, 7 de junho de 2021

VENHA DO JEITO QUE VOCÊ ESTÁ



Venha do jeito que você está porque a estrada é de transformação. A uva é espremida para produzir o vinho. A azeitona é espremida para produzir o azeite. Tempos atrás eu me sentia muito sujo para ir à Igreja servir. Numa Quinta-feira Santa fui à Missa, e sentei nas últimas cadeiras. Algumas pessoas que foram escaladas para o lava pés faltaram e um amigo me "obrigou" a ir sentar na cadeira dos doze. E lá estava eu com lágrima nos olhos, vendo o Sacerdote beijar meus pés quando eu me sentia impuro. Eu entendi o que Deus queria me mostrar. Não irei ser Salvo por perfeição, -a gente desvia de um pecado e cai noutro-, eu irei Ser Salvo pela fé em Jesus Cristo. Deus está olhando para a minha transformação e não para a minha imperfeição de ser humano. Se eu fosse esperar ser perfeito e curado de todos os meus pecados, eu nunca iria Servi-Lo. Só resta nós termos atitude de caminhar na estrada rumo à transformação.

Alexandre Trajano de Lima

quarta-feira, 2 de junho de 2021

A CHAVE PARA SE ABRIR


Nem todo mundo consegue se abrir por completo ao outro. Nem todos conseguem buscar apoio psicológico porque não querem contar seus problemas um desconhecido(a) ou acham que isso é coisa pra doentes mentais. É difícil se abrir. É difícil se expor e mostrar as fraquezas que carregamos dentro de nós; as falhas, os medos...Num mundo aonde cobra muito que você seja bem sucedido em tudo, demonstrar fraqueza é ser passado para trás. Há esposas que não conhecem de verdade seus maridos e vice-versa. Há amigos que não se conhecem de verdade. Há pais que não conhecem de fato o que os seus filhos passam. Somos como as ostras que são duras por fora mas frágeis por dentro - quem conseguirá penetrar nessa casca dura? Para ajudar alguém é preciso que essa pessoa desative sua redoma de proteção para que possamos entender suas dores e as raízes dessas dores e isso não é fácil porque muitos fogem. Não é fácil se abrir porque às vezes nem entendemos o que passamos de fato. 
Alexandre Trajano de Lima

A CRIANÇA INTERIOR


Fui uma criança muito solitária, perdida em meu mundo. Quando minha mãe ia me deixar na alfabetização eu chorava demais. Quando eu via minha mãe indo embora, eu sentia um abandono e uma angústia muito grande. Isso foi me acompanhando em todo o meu crescimento. Minha vida cristã toda foi na base da Solidão; para onde eu fosse acabava num deserto. Deus quis trabalhar em mim essa criança que ainda residia em meu inteiror. Se antes eu era apegado aos pais e medroso, Deus fez com que eu aprendesse a cortar o cordão humbilical passando por muitos momentos de solidão. Assim temos as nossas crianças interiores que não querem crescer. Adultos que hoje se comportam do mesmo jeito quando eram crianças. Certa vez alguém me disse: você reza demais mas continua do mesmo jeito. Provavelmente vou morrer sendo assim, pois o processo é lento e doloroso, esse processo contínuo de crescer e deixar essa criança interior, que não viveu sua fase de criança, ir embora.

Alexandre Trajano de Lima

TALENTO DESPERDIÇADO



Quando lemos a parábola dos talentos pensamos logo que talento é alguma habilidade em fazer algo em público. A palavra talento tem alguns significados dependendo do contexto - talento é uma medida peso/moeda. Deus te dá algo para você cuidar e você deve cuidar muito bem. Enterrar este talento significa medo de viver a vida. Ai está o grande talento que Deus nos deus: A vida. Tocar um instrumento até um não cristão consegue fazer muito bem, falar em público também. Deus te deu um emprego para você valorizar, Deus te deu uma família para você amar, Deus te deu os pobres para você alimentar e, Deus te deu a vida para você o adorar. E pode ter certeza que Deus vai vir agora ou mais tarde para olhar o que você fez com o talento que Ele te deu.
Alexandre Trajano de Lima

segunda-feira, 31 de maio de 2021

OS TRÊS DEUSES DESTE MUNDO

 

Existem "três deuses" neste mundo do qual todos nós adoramos: a beleza, o dinheiro e o prazer. A beleza porque tudo que é belo a gente se prostra, achando que é o tudo. É o deus que os olhos veem, que não é feio, mesmo que podre por dentro. Tem o deus do dinheiro, no qual só somos valorizados pelo futuro finaceiro que temos. Você pode ser até uma boa pessoa, mas se não construiu nada para ostentar, as pessoas poderão se afastar de ti. O terceiro deus é o do prazer; o prazer sexual, fazendo o ser humano se comportar como animal sem alma. Os santos usados por Deus renunciaram os três deuses por uma vida humilde, de repartir seus dons e deixaram um grande legado às futuras gerações. Você consegue adorar um Deus que diz que a vida de um homem não constitui nos bens que possuí, que enxerga o coração e não a aparência, que a cobiça dos olhos e da mente já é uma atração sexual?

Alexandre Trajano de Lima

quinta-feira, 27 de maio de 2021

MINHA VIDA

 Anos atrás uma pessoa colocou a mão no meu peito e disse: o que Deus colocou no seu coração fale e você vai ver aonde Ele vai te levar, as maravilhas que Ele fará em sua vida. Então vou falar:



Eu estava ali sentado e minha vida começou a passar na minha cabeça como num filme. Eu não procurei sentar nos primeiros lugares na Igreja, eu procurei me manter anônimo. Tempos atrás eu entrei numa "escola de pregadores" para aprender a falar de Deus. Quando exigia uma certa perfeição e naquela época eu era bem pecador eu desisti dessa escola de pregadores. Ainda mais quando Padre falou que ninguém deveria chegar perto de um microfone se não lê-se um determinado livro grosso. Eu fui viver a minha vida e cai num quarto escuro chamado depressão. Antes deste isolamento social provocado pelo novo corona vírus eu já vivia um isolamento social. Não conseguia mais trabalhar e nem estudar, não conseguia mais ter amigos pois todos só falavam das coisas que tinham conquistado e eu não tinha nada para contar de vantagem, eu só tinha lágrimas e lembranças ruins. 

Perto da casa dos meus pais tinha um terreno baldio, cheio de lixo e folhas. Eu me isolava lá e rezava o terço da Misericórdia e o Terço Mariana. Foram dias de angústia e desesperança. No meu quarto era uma tristeza só. Eu dormia num colchão que ficava no chão. Meus pais depois compraram uma cama barata. 

domingo, 9 de maio de 2021

ENCONTRO COM DEUS

Certa vez fiquei incumbido de abrir uma Igreja para o encontro de um grupo. Fui à pé por uma rua mal iluminada sozinho. Peguei a chave da Igreja e preparei todo o ambiente para a reunião. Pouco tempo depois alguém me liga dizendo que não haveria mais reunião. Fiquei triste, lógico, como qualquer pessoa ficaria e, quando já estava saindo, olhei para trás e fitei o Sacrário - eu olhei para o Sacrário e o Sacrário olhou para mim - tranquei a porta da Igreja, apaguei as luzes e fui me ajoelhar diante de Jesus perguntando porque as coisas não davam certo na minha vida. Toda a minha caminhada cristã foi na base da solidão. Para aonde eu fosse eu sempre acabava sozinho diante do Sacrário. Tempos atrás, numa dinâmica na Igreja, eu tirei um papel que estava escrito "Girassol"; que na simbologia cristã significa ser voltado para Deus. De fato isso aconteceu comigo. A solidão não é algo ruim, é nela que buscamos criar o nosso "Altar de oração." Quem tem encontro com Jesus nunca mais será a mesma pessoa. Naquele momento, eu achava que tinha fracassado por não haver o encontro, mas até isso estava nos Planos de Deus. Deus era quem tinha me chamado a percorrer uma rua solitária, numa Igreja solitária, para ficar a Sós com Ele.

Alexandre Trajano de Lima

domingo, 21 de março de 2021

DAQUI O SENHOR ME ENXERGA

 Eu sei de onde eu vim. Eu sei onde Deus me levou e me tirou. Nunca irei me esquecer as noites escuras que passei. Não importa se estarei em cima, no meio ou no fundo poço, eu não posso mudar quem eu sou; eu me conheço e não posso me deixar levar pelas vaidades humanas. Tudo aqui passa! Daqui nada levaremos. Sempre que volto ao lugar onde Deus me levou, eu me emociono e me prosto agradecendo a Ele e pedindo perdão por ter duvidado que o Senhor estava comigo o tempo todo me observando. Eu espero que você não mude o que você é. Daqui Deus nos enxerga - qualquer lugar podemos fazer nosso "altar de oração." Esta é a minha história e só eu posso contá-la; histórias que não se aprendem em livros ou em escolas de profetas, se aprende vivendo. 

Alexandre Trajano de Lima 



quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

SENHOR, AS PESSOAS PRECISAM TE VER NO BRILHO DO MEU OLHAR

 


A solidão me persegue. Lembro que várias vezes fiquei a sós com Deus: já dormi dentro de uma Capela depois de tanto chorar aos pés do Sacrário. Houve uma vez que fui abrir uma Igreja para um encontro que não aconteceu; sozinho dentro da Igreja, triste porque ninguém veio, olhei para a luz vermelha do Sacrário acesa na escuridão, fechei as portas e fiquei trancado por dentro e fui rezar. Num evento de retiro de Carnaval, acordei no meio da noite e vi a Imagem de Nossa Senhora das Graças num altar ao final de uma quadra e senti uma voz a me chamar. Já dormi sozinho num Seminário, já fiquei sozinho numa paróquia, e até por esse quarto escuro chamado depressão...a solidão com Deus me acompanha aonde eu vou, não dá para fugir dela. Quando eu estava nessa angústia eu não entendia nada que acontecia comigo, mas entendo agora. Todo este processo leva um bom tempo. Vejo que o tempo de Deus é o tempo propício para a colheita; não dá para fazer um lomeiro dar limões quando eu pedir, eu preciso esperar. Esse momento é entre você e Deus e nada e nem ninguém pode invadir esse espaço. A gente não entende nada mesmo quando está passando pela solidão. Se a gente soubesse que esse é o tempo oportuno de pôr todas as nossas dúvidas pra fora, seríamos mais espirituais do que materiais.

Alexandre Trajano de Lima