sábado, 7 de novembro de 2020

ALTAR DA SOLIDÃO

Imagine um homem sem trabalho, sozinho, sem perspectiva de futuro, com depressão, ansiedade, com fobia social, num terreno baldio com terço na mão, rezando dia após dia, sentindo uma angústia muito grande. Imagine que esse homem vem vivendo isso intensamente durante 7 anos. Pois esse homem é este que vos escreve. Eu acordava quase toda madrugada e não conseguia ter um sono regular. Eu tinha dores estomacais que duravam 10 minutos mais ou menos. Convivia com fracassos em todas as áreas da minha vida. O que me movimentava eram as atividades missionárias da Igreja, mas estas, já não me preenchiam mais. No meio desse terreno baldio, num dia qualquer, no meio das folhas, encontrei uma medalha de Nossa Senhora das Graças. Imediatamente entendi o sinal de Deus e fiz a Novena da Medalha Milagrosa - consegui uma Graça que vinha a tanto anos pedindo. Em cada lugar que eu entrava eu via Nossa Senhora das Graças então, percebi que ela queria que eu construísse um lugar de oração. Um Padre nos doou uma Imagem e coloquei dentro desta pequena "Gruta" e agora a medalha que achei nas folhas está no pescoço da Santa. Eu pude ver pessoas rezando e se sentindo reestabelecidas debaixo desta capelinha. Por que um cristão vai ao fundo do poço, tendo depressão? Por que Deus permite isso tudo?... Para que possamos construir. Vivemos neste mundo para construir, destruir, criar, recriar, viver, sorrir, tentar, falhar...tudo isto faz parte de ser humano. Há mais dignidade um cristão plantar uma árvore para dar frutos as próximas gerações do quer criar grupos de discórdia na Igreja. Deus foi aonde eu estava, no meio da indignidade, no meio da depressão, sozinho em um terreno baldio e me puxou de volta à vida.

Alexandre Trajano de Lima

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

PENAS AO VENTO


Por trás de cada homem e de cada mulher estão os sonhos, projetos, traumas, medos... que nos faz paralisarmos diante das situações. Um homem casado, com filhos, esposa e uma casa para cuidar, tem grandes responsabilidades no seu trabalho para levar pra casa o pão de cada dia. Do contrário um jovem solteiro, vai viver sua vida sem se preocupar em criar raízes em canto nenhum; sempre mudando pra lá e cá, podendo voltar ao seu lugar de partida. Sem sonhos, metas, objetivos e responsabilidade o homem e a mulher não chegam em lugar nenhum, sendo uma pena que voa de acordo com a direção do vento - ora vai pra lá, ora vem pra cá e logo vai embora novamente. Jesus nos ensinou a seguir quando disse que quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de ser seu discípulo - isso que é ser decidido na vida! A mulher de Ló virou estátua ao olhar para trás - ela ficou paralisada no tempo presa ao passado. Nós temos que saber o que queremos, povo de Deus, para não viver segundo a direção do vento. Por outro lado, Deus pode estar até soprando esse vento, para sairmos do lugar e vivermos experiências que só os escolhidos são capazes de entender.

Alexandre Trajano de Lima

sábado, 5 de setembro de 2020

PORTAS


Diante de mim está a porta da fé, da Providência, da esperança. Atrás de mim está a porta da desistência, da covardia, da depressão. Deus disse a Caim que o bem e o mal estavam diante dele e cabia a ele a escolha de fazer o bem ou fazer o mal. Davi encontrou o Exército de Israel paralisado diante de Golias, mas Davi enfrentou o gigante sozinho. Deus gosta de gente ousada; Ele se alegra quando seus filhos tem fé. Jesus se admirou quando o centurião disse com fé: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz". Percebi que nós temos decisões a tomar: de ir, de ficar, de desistir, de tentar, não tentar, e todas elas tem suas consequências. Percebi também que quando não sabemos de fato o que queremos não fixamos morada em canto nenhum. Por isso Deus nos leva a desertos de vez em quando, para podermos recuperar o fôlego do que nos inspira a viver.


Alexandre Trajano de Lima

domingo, 2 de agosto de 2020

O HOMEM QUE VIU A ESCURIDÃO

A escuridão que alguns até acham que não tem. Ele viu que todos são carentes de amor e de serem observados. Ele viveu ocupado demais pra ter tempo de pensar no espaço vazio. Ninguém toca no coração de ninguém; ninguém dá a vida por ninguém; vivemos para os nossos próprios interesses e conforto. Fazer o bem não é para todo mundo. Não se fala nada porque não há nada a se falar. Nós precisamos de pessoas que já foram ao fundo da escuridão, para que da vida brote outro olhar. O homem que viu a escuridão dentro de cada um de nós.

Alexandre Trajano de Lima


sábado, 18 de julho de 2020

AMA TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO

Muito perfeito este mandamento do amor. Se eu me aceitar, me perdoar, fazer as pazes com a vida, minha aparência e minhas limitações, amarei o próximo sem máscaras. Não podemos viver os sonhos dos outros o tempo todo, também temos que viver os nossos próprios sonhos. As pessoas que leem a Bíblia entendem errado a mensagem implícita nas Escrituras Sagradas; Jesus veio ao mundo para colocar você diante de você mesmo(a) - ai está o segredo. Julgamos errado as pessoas e julgamos errado a nós mesmos. Agora é hora de se amar, agora é hora de se cuidar e de saber aonde se quer chegar. 

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 16 de julho de 2020

NA ESCOLA DE PREGADORES EU FUI REPROVADO

Tempos atrás me meti a ser pregador da Igreja - não deu certo e tive que sair de cena. Certa vez alguém me tocou no ombo e disse: e ai profeta! confesso que isso me assustou, porque na hora me lembrei de Moisés, Jonas, Daniel, José, João Batista e Jesus Cristo, pois todos estes grande profetas de Deus sofreram muitas perseguições, solidão, traições e, de fato, isso aconteceu comigo. Eu caí numa depressão que me arrancou desse mundo pra dentro de uma caverna sem data específica pra sair. Deus foi até aonde eu estava para me ver, para estar comigo nas minhas horas de solidão e da busca do fôlego na superfície para poder viver. Nesta situação fui buscar uma forma de dar outro significado a vida e aos meus desejos. Como que se faz um profeta? Como que se ensina um Profeta a falar do Evangelho? Eu sorrio, eu choro, eu cometo erros, eu sofro, eu fracassei...é este profeta que você quer escutar?

Alexandre Trajano de Lima




USE A MÁSCARA!

Nestes últimos tempos o que mais tenho observado nas pessoas é o uso de máscara, mas não essa máscara de proteção contra a contaminação do covid-19, mas sim a máscara da hipocrisia; um casal que destrata um fiscal de vigilância sanitária, "vomitando" insultos de que é melhor do que o fiscal, mas quando se vai investigar a vida do casal, existem muitas coisas erradas que não condiz com a vida de um cidadão que paga seus impostos; religiosos e religiosas que deveriam ter um bom testemunho de vida, na verdade fazem coisas tão horríveis que nem ateus fariam; Empresários bem sucedidos descobertos pela Justiça sonegando impostos e ficando cada vez mais ricos; pessoas que todos os dias postam seus rostos sorridentes nas redes sociais, mas que a vida e a saúde mental estão em frangalhos. Todos tem os seus segredos. Nós mentimos, nós omitimos, nós traímos, nós nos escondemos...o ser humano vive de aparências para bem passar. Por isso que hoje não tenho mais redes sociais porque também estava indo por esse caminho de camuflar minha vida atrás de boas ações. Me preocupo com o olhar de Deus; daqui Deus me enxerga, me vê, sonda meu coração e minhas reais intenções.

Alexandre Trajano de Lima


terça-feira, 30 de junho de 2020

DAQUI DEUS ME ENXERGA

Deus me enxerga no meio deste terreno baldio; Deus me enxerga debaixo desta árvore; Deus me enxerga nos meus fracassos, medos, alegrias, tristezas, conquistas, etc. Encontrei muitos sinais e respostas de Deus na minha vida fora da Igreja; ou seja, Deus me resgatava aonde eu estivesse. Eu sempre acabava sozinho com Deus - até dormir sozinho dentro de uma Capela aos pés do Sacrário. Lembro-me que sempre me encontrava sozinho com Jesus; seja dentro de uma Igreja ou em um terreno baldio. Deus nunca deixou de me escutar e de me enxergar. Nunca imaginei passar pelo que passei e nunca me imaginei estando onde estou. Às vezes, tenho a estranha sensação de querer voltar àquela solidão com Jesus, porque a vida cobra muito de nós e perdemos o "tempo de orar", mas sei que o que passou passou e nada neste mundo vai me tirar O Cristo que sempre me enxerga, nos meus momentos de solidão, aonde eu estiver, mesmo eu não acreditando.

Alexandre Trajano de Lima


domingo, 31 de maio de 2020

PRECISAMOS PERSEGUIR UMA MISSÃO E NÃO PESSOAS

Já participei de grupos de oração que hoje não existem mais; já participei de comunidades que hoje não existem mais; já participei de uma Associação que hoje não existe mais. Quando a gente segue pessoas podemos cometer alguns erros: primeiro que não sabemos quem realmente é sincero - fazendo com que a gente seja conivente com o pecado alheio; segundo que podemos nos perder, porque, se o outro cai fora do serviço, não saberei mais o porquê de estar servindo. É bom ir à Igreja com pessoas que a gente gosta, mas o tempo passa e essas mesmas pessoas mudam; uns casam, outros vão estudar em outro estado, etc. Então, como você ficará quando todos forem embora? Quem você vai perseguir? O que te move a fazer o que faz? Uma vez um psicólogo fez uma dinâmica muito interessante comigo: me colocou sentado numa cadeira e pediu que eu me levantasse, andasse pela sala, sentasse de novo na cadeira, fechasse os olhos, abrisse os olhos...então ele me perguntou porque eu fiz tudo isso. Eu respondi que fiz porque ele mandou fazer. Ele me indagou: você vai viver a sua vida fazendo tudo o que os outros mandarem? Ele completou: você tem vontade própria, tome as rédeas da sua vida e tome decisões! Siga a sua missão de vida, siga o que te faz se sentir preenchido...siga o Cristo, imite seus passos. Não siga pessoas. Pessoas são falhas e pecadoras. Grupos começam e se acabam, mas as coisas de Deus duram para sempre.

Alexandre Trajano de Lima


quinta-feira, 28 de maio de 2020

"DEUS PRECISA OUVIR DA SUA BOCA O QUE REALMENTE VOCÊ QUER"

''Você também precisa se impor e dizer a Deus os sonhos que quer realizar." Você precisa parar de ter medo de se impor. A sinceridade nas palavras é uma manifestação da fé genuína. Eu sei que esse caminho de descoberta vocacional é cheio de medos e dúvidas - e é de fato. Quando sentimos um chamado a ser religioso(a), procuramos um seminário para morar. Depois de um tempo essa vida religiosa vai perdendo o sabor e aquele contato forte com a espiritualidade se perde. Saímos do seminário para viver uma outra vida; e essa vida também vai aos trancos e barrancos. Depois de um tempo você vai entender que passou por tudo isso pra dizer a Deus o que realmente você quer pra sua vida. Há sonhos que quando conquistamos não damos mais o mesmo valor. Essa competição de conquistar coisas e pessoas faz parte desse vazio existencial que vivemos. Experimente dizer pra Deus o que realmente você quer. Não viva os sonhos dos outros o tempo todo e nem deixe ninguém ficar dizendo qual a sua vocação - você é quem tem quer acreditar do que é capaz de ser e fazer. "Talvez essa questão de vocação seja só roupas, títulos e vida pública"; quem gosta disso vai se dar bem. Há muitas formas de servir a Deus e de fazer a Sua Vontade. É preciso decidir e, de cada decisão vem uma responsabilidade. Cada decisão traz uma consequência. Deus vai te dar aquilo que você pede, mas pra ver como vai se comportar depois que tiver. Sara queria ter um filho, Ana queria ter um filho, A mulher com fluxo de sangue queria tocar no manto de Jesus e ser curada, o paralítico queria apenas poder andar de novo...e você quer o quê?

Alexandre Trajano de Lima



domingo, 10 de maio de 2020

...E ESSA OBSESSÃO PELA SANTIDADE

Quando você tem uma consciência acima deste pecado, você tem mais liberdade para se desprender dele. Querer ser perfeito, quando não podemos ser nos esgota demais. Conheci uma menina evangélica que vivia indo ao "Monte" orar com outros membros de sua Igreja. Ela vivia louvando a Deus, falando da Bíblia, carregando-a pra lá e pra cá, quando num dia perguntei como ela estava na Igreja. Ela me respondeu que tinha se "afastado da presença do Senhor." Então me confidenciou que tinha tido relações sexuais com um ex-namorado e isso parece que colocou tudo a perder com a vida de santidade que ela estava construindo - agora ela não tem mais disposição de ir à Igreja. Vejo que nós não estamos ensinando os cristãos a serem cristãos fora da Igreja. Repare nos dez mandamentos: eles não foram estabelecidos para serem praticados dentro do Templo, mas fora dele. Ensinamos nossos cristãos a se afastarem do pecado, mas lhe pergunto: como o ser humano vai apagar dentro de si o desejo sexual? Não tem como, todos nós temos esses desejos. Se uma jovem de 14 ou 15 anos, passar por uma homem adulto, com uma roupa altamente provocante ele vai olhar pra ela! Inclusive, vai até se imaginar na cama com ela. Nossos desejos nos tornam bestiais. Como vamos controlar esses desejos? E nesses eventos de retiros que vamos?! Lá o pregador vai falar do pecado daquilo, e de outro, que você vai pro inferno e tal, mas cadê as "ferramentas" necessárias para se mudar de atitude. Nós somos criaturas de hábitos. Nós somos criaturas de vícios e prazeres.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

VOCÊ FOI EDUCADO A SER EGOÍSTA

Todos buscam os seus próprios interesses. Alguém falou que para você ter uma vida de sucesso terá que ser egoísta; ou seja, "acordar cedo para ser o primeiro da fila." Viver sempre os sonhos dos outros não vai fazer você amadurecer. Daí, quem vende tudo o que têm e dá aos pobres? Quem trabalha de graça hoje em dia? Quem desvia o seu caminho para ajudar alguém? Nós doamos nosso tempo de sobra e não o todo. Jesus Cristo disse que não há amor maior do que aquele que dá a vida pelo seu amigo. Quem dá a vida por alguém? Nem filhos fazem mais favor aos pais, quanto mais alguém morrer por alguém; nós amamos a quem nos ama e fazemos algo que penso que vou receber algo em troca. Caridade não é para todo mundo; há muitos escondendo graves pecados atrás de obras de caridade, pois há muitas palmas e elogios envolvido. Motorista que ultrapassam quase batendo no nosso carro. gente que nem estava na fila passa na frente pra entrar no ônibus, e por ai vai. Nem todos tem um coração que ajuda sem querer ser visto. Preste atenção numa numa cesta básica: você acha que lá só tem os produtos da melhor qualidade? Será que doamos o melhor para as pessoas? Todos nós estamos defendendo aquilo que é nosso e ninguém se arrisca por ninguém. Há muita vaidade envolvida em nossas caridades. Fomos ensinados a ser egoístas desde de crianças.

Alexandre Trajano de Lima





terça-feira, 5 de maio de 2020

VIVER DE CONSCIÊNCIA PESADA

Demorei muito tempo para entender que não somos perfeitos. Vejo alguns cristãos que vivem se autoflagelando porque pecam. Também vejo muitos cristãos arrogantes pelo que fazem dentro de seus grupos como se não tivessem pecados. Quem é perfeito no falar, no agir, no pensar e no omitir? Deus me ensinou que não devo viver de consciência pesada o tempo todo. Não ajuda em nada se fazer de vítima o em toda situação que passar. Temos muitas escolhas para fazer e, essas escolhas são em alguns instante de momento. Não dá para pensar sempre no que vamos fazer. Nossas escolhas também tem grandes consequências para nossas vidas. As nossas falhas fazem mal a nós mesmo e também ao nosso próximo, portanto, nossos pecados não atingem a Deus - Deus nos ama e não vai apagar esse amor. O teu pecado te faz mal e é isso que Deus vai te mostrar. Se algo te faz mal, então precisa parar de fazê-lo. Alguns pecados só irão sair de nossas vidas quando estivermos mais velhos; ou seja, não dá para se afastar de um pecado da noite para o dia. Precisamos ter paciência com nossos erros e sempre tentar acertar. Sei que é difícil se livrar desse pensamento de perfeição que a gente quer ser. A gente quer ser perfeito para entrar no Céu, mas aí está o nosso grande erro. Já aconteceu milagres em minha vida sem eu ter rezado uma única vez no dia. Já houve vezes que rezei muito e nada aconteceu.  Nós vamos ser salvos pela fé em Jesus Cristo. As nossas obras são o quanto somos agradecidos a Deus por essa Salvação.  

Deus nos colocou neste mundo para viver; para ser feliz, para fracassar e perder; para sofrer; para adorá-lo...

Alexandre Trajano de Lima


domingo, 26 de abril de 2020

BUSQUE A SABEDORIA

- Sabedoria em falar;
- Sabedoria em ficar calado;
- Sabedoria em ficar feliz;
- Sabedoria em ficar triste;
- Sabedoria em sofrer com dignidade;
- Sabedoria no que pedir a Deus;
- Sabedoria em receber as respostas de Deus;
- Sabedoria em conquistas os sonhos;
- Sabedoria no fracassar;
- Sabedoria em fazer caridade;
...


Muitos ainda não adquiriram a sabedoria no viver. Os cristãos estão mais materialista do que os ateus. Tudo nesta vida passa; a nossa vida é passageira e, como diz o livro da sabedoria: "tudo debaixo do sol é vaidade." Ter coisas é da natureza humana, do orgulho, mas nada disse nos levará ao céu. O primeiro Papa da Igreja foi um humilde pescador e nunca frequentou uma Faculdade. João Batista não tinha uma vida próspera e nem num apartamento luxoso - ele pregava a Palavra de Deus no deserto. Você ainda não conhece Deus? Por que procuras tanto fora aquilo que está dentro? Deus está dentro de você, escondido na falta de saber nosso.


Alexandre Trajano de Lima

terça-feira, 21 de abril de 2020

DEUS NOS LEVA AO EXTREMO



Deus nos leva ao extremo da fé e da lógica humana. O Anjo do Senhor anunciou a Maria que ela ficaria grávida antes de casar. Como uma mulher vai acreditar que vai ficar grávida sem relação? Deus levou Maria ao extremo da fé. Depois o Anjo do Senhor falou em sonhos a José para não abandonar Maria; naquela época Maria poderia ser acusada de adultério e seria condenada à morte por apedrejamento. Quando Jesus estava para nascer, Herodes teve medo e mandou matar todos os recém nascidos do sexo masculino. José e Maria tiveram que fugir para dar a luz num estábulo. Mais ou menos trinta anos depois, lá estava Maria aos pés da Cruz chorando por ver seu único filho morto. Temos que entender que a morte para eles naquela época era igual o que seria para nós hoje; nós não esperamos que um ente querido se levante do caixão ou ressuscite três dias depois e apareça em nossa casa. O corpo humano se adapta aos mais diversos ambientes; tem gente que vive no lugar mais frio da terra e também, nos lugares mais quentes do mundo; um jogador de futebol treina muito para poder aguentar 45 minutos correndo atrás de uma bola; um levantador de peso não começa com 200kg de peso inicialmente - ela começa com bem menos até o corpo aguentar mais. Quero dizer que Deus nos leva ao extremo da fé para que possamos aguentar pesos maiores. A cruz vai ficando cada vez maior e mais pesada, mas nosso corpo já aguenta levantar mais peso e a correr mais longe. Para que uma criança venha ao mundo alguém tem que sofrer - a mulher. Sua mãe sofreu para você vir ao mundo; portante nós vivemos num mundo em meio ao sofrimento. Nós não queremos sofrer e nem ficar só. É de deserto em deserto que vamos aprendendo a ter mais fé. Deus levou Moisés ao extremo da fé... Elias, João Batista, Daniel, Davi... E você não?! Deus espera atos grandiosos de quem vai passar por uma grande prova de fé. Aliás, "gente que tem vida perfeita não serve pra Deus e nem pra servir."Não espere lógica e nem equações quando decidir ter fé em Deus. Você vai cair e vai subir; vai perder a fé depois vai recuperá-la. 

Alexandre Trajano de Lima

A VIDA DENTRO DA GAIOLA


Nós somos como um pássaro preso numa gaiola. Vemos os outros pássaros voando lá fora e a gente aqui dentro preso sem poder sair. Logo dizemos:
- Ah como eu queria sair desta gaiola e poder voar como os outros pássaros.
Todos os dias uma mão vem e põe água e alpiste dentro da gaiola. A vida dentro da gaiola não precisa de muito esforço. Temos comida e água sem muito trabalho. Mas logo caímos em depressão porque não podemos voar. Algum dia alguém deixa a porta da gaiola aberta e escapamos pro mundo lá fora. Voamos meio que desengonçados, porque passamos muito tempo sem usar as asas, e pousamos na primeira árvore. Vem a chuva, ventos fortes, pássaros maiores como as águias para nos atacar. A comida não é tão abundante, a concorrência com outros pássaros é muito grande e os perigos são constantes. Naquele frio tremendo começamos a pensar na vida dentro da gaiola. Vivíamos presos mas tínhamos proteção, alpiste e água todos os dias. Acabamos por perceber que essa coisa de liberdade é muito perigosa e que exige muita responsabilidade, que há um preço a se pagar por essa tal de liberdade. Voamos de volta para a casa da gaiola e nos deixamos ser pegos. E lá terminamos nós dentro da gaiola de novo! Olhando para o mundo lá fora com medo de voar.
Alexandre Trajano de Lima

quarta-feira, 25 de março de 2020

DE DESERTO EM DESERTO

Imagine um homem totalmente fracassado; sem trabalho, sem dinheiro, sem ter terminado o Curso da Faculdade, sem namorada, com depressão, ansiedade, crises de fé...sem esperanças e de um sentido pra se viver - pois é este que vos escreve! Agora imagine todos os dias, esse mesmo homem, rezasse o Terço da Misericórdia num terreno baldio, debaixo de árvores, pisando em folhas e lixo. Eu vivi a experiência Jó, vivi como José no Egito, senti a solidão de Daniel na cova dos leões, senti as paredes do estômago da Baleia que engoliu Jonas, senti o deserto aonde Moisés foi chamado por Deus e o deserto que João Batista vivia.

Quando eu era criança, pedia a minha mãe para acender a luz do quarto porque eu tinha medo do escuros e dos monstros dos filmes de terror que eu assistia. Eu vi a escuridão mais tenebrosa de todas, que a escuridão interior. A depressão é um quarto escuro, aonde nos trancamos com a chave dentro, com medo do mundo lá fora. 

No meio desse lixo que me encontrava, achei no meio das folhas uma medalha. Peguei-a e fui ver qual Santo seria, e era Nossa Senhora Das Graças. Corri para fazer a Novena de Nossa Senhora Das Graças, pois tinha feito várias novenas para a minha cura, e obtive uma grande graça na minha vida. Por isso construímos na Tenda de Cristo uma casinha para colocar Nossa Senhora das Graças dado de doação pelo Padre Ariston.

Nunca pensei viver uma escuridão como essa. Também nunca imaginava sair dela. Eu tinha fobia de sair, tinha medo de sair. Eu não tinha mais vontade de ir à Igreja. Cheguei a dormir 18h porque não tinha mais nada pra fazer. Minha vida era uma solidão muito grande. Minha vida era viver de deserto em deserto. Eu fugia de uma conversa em grupo, pois todos só falavam de seus sonhos conquistados e eu só tinha fracassos pra compartilhar - acabei me afastando das pessoas. A depressão nos faz se afastar das pessoas e, as pessoas nos acham esquisitos e começam a se afastar também, contribuindo direta ou indiretamente para o isolamento social.

Alexandre Trajano de Lima